Confira as regras mais clássicas de etiqueta corporativa no exterior

Quando você viaja representando a empresa na qual trabalha, é fundamental adotar uma etiqueta corporativa. Digo isso porque você lidará com colegas, fornecedores e eventuais parceiros de negócios que estarão constantemente avaliando a sua conduta profissional e as suas relações interpessoais.

Por isso, hoje resolvi falar um pouco sobre protocolos em reuniões e encontros executivos em alguns países além dos tipos de comportamentos e atitudes que podem lhe custar um novo cliente ou um grande negócio. Acompanhe!

Na China, a prioridade é do anfitrião

Os chineses prezam por educação, formalidade e hierarquia. Durante as reuniões, é o anfitrião quem dá início a qualquer conversa e tem prioridade na condução das negociações. Além disso, você nunca deve terminar o encontro e já se retirar. No protocolo chinês, é sempre a comitiva anfitriã que deixa o ambiente primeiro.

Os mais velhos e a etiqueta corporativa no Japão

A princípio, a cultura nipônica pode lhe parecer bastante diferente e lhe causar alguns estranhamentos em relação a algumas regras do convívio social, porém manter um comportamento profissional é essencial. Em negociações, é de praxe deixar que a pessoa mais velha no recinto comece e medeie a reunião. Isso é visto como um sinal de respeito e faz parte da tradição milenar japonesa.

Encontros e cumprimentos na Índia

Como vivemos em um país ocidental, nos acostumamos a cumprimentar outros profissionais, seja em eventos ou encontros corporativos, com um aperto de mão. Porém na Índia o costume é diferente: unem-se as duas palmas das mãos na altura do peito e encurva-se um pouco o corpo para frente enquanto dizemos “Namastê”. A saudação, que significa “eu saúdo a você”, é apreciada e considerada um sinal de respeito com a cultural local.

A pontualidade na Inglaterra

Todos nós já ouvimos, em algum momento, alguém falar “seja pontual como um inglês”. E isso não é à toa. A terra da rainha também é a terra da educação e da pontualidade. Se marcarem com você às 15h15, pode ter certeza absoluta que a pessoa já estará lá às 15h. 

O protocolo inglês é bastante rígido com prazos e horários e valoriza a sua capacidade de cumprir com eles, especialmente no mundo dos negócios. Por isso, seja pontual e evite chegar atrasado nas reuniões, pois esse comportamento é visto como falta de educação. Caso algum imprevisto aconteça, ligue e comunique o corrido.

O vestuário é muito importante no Canadá

Em encontros de negócios, é desejável que você esteja vestido adequadamente. Essa é uma regra básica para o dress code empresarial de qualquer profissional do mundo corporativo. Contudo, no Canadá é indispensável que você se vista formalmente. Caso opte por um visual muito chamativo, é provável que seu comportamento seja visto como deselegante e desrespeitoso.

A valorização da opinião na Austrália

A nossa cultura preza pela expressão livre e pela sinceridade nas opiniões. Na Austrália não é diferente. É considerado de extremo mau gosto participar de uma reunião e ficar o tempo todo calado. Para eles, esses momentos servem para expor, defender e criticar ideias. Por esse motivo, valorizam amplamente que seus convidados se mostrem abertos ao diálogo.

Cada vez mais o mundo empresarial exige do profissional ética, qualificação, comprometimento e etiqueta corporativa. Por isso, se você deseja crescer e investir ainda mais na sua carreira, foque cada vez mais na sua imagem, comportamento e postura, pois eles terão papeis decisivos no seu ambiente de trabalho.

Agora que você conhece um pouco mais das regras e protocolos em encontros de negócios ao redor do mundo, continue acompanhando o meu blog e entre em contato comigo. Uma consultoria personalizada é o que falta para você alcançar o destaque que tanto almeja na sua carreira.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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