6 atitudes que podem impedir sua promoção no trabalho

Todo mundo quer evoluir na vida profissional. A evolução traz aquela sensação boa de reconhecimento. Porém, muitas vezes, cometemos erros que nos impedem de chegar lá – e nem percebemos!

No post de hoje, listamos seis fatores que podem estar impedindo você de receber uma promoção no trabalho. Será que você está sendo prejudicado por algum deles?

1. Problemas de comportamento

Os problemas de comportamento, ao contrário do que muitos pensam, são o principal motivo pelos quais profissionais são demitidos ou não evoluem dentro de uma empresa.

Não adianta ter conhecimento, competência e talento se o trabalhador não consegue se comportar de forma adequada no ambiente de trabalho.

Comportamento antiético, falta de organização, o uso da infraestrutura da empresa para resolver assuntos pessoais e outros maus hábitos são problemas comportamentais que muitas vezes criam antipatia entre colaboradores e prejudicam a imagem do profissional.

2. Problemas de relacionamento

Desentendimentos e outros problemas de relacionamento na empresa são muito prejudiciais em vários sentidos: eles criam um clima tenso, má vontade por parte dos envolvidos em resolver os problemas e trabalhar juntos, minam a produtividade, acabam com a motivação, entre outros.

Além disso, pessoas que constantemente se envolvem em contratempos com os colegas dificilmente serão bons gestores, pois cargos mais elevados exigem conhecimento em gestão de pessoas — gestores não podem criar problemas entre colegas, eles devem resolvê-los. 

Na empresa, precisamos saber separar pessoal e profissional: antipatias pessoais não podem atrapalhar seu crescimento profissional.

3. Falta de liderança

Cargos mais elevados demandam a capacidade de liderar equipes. E liderar é muito mais do que apenas dar ordens — é inspirar, engajar, motivar. O líder é a pessoa em quem a equipe confia.

Só aqui, já subentende-se que ele deve ter conhecimento da área, talento, organização. Ele também precisa conseguir a colaboração de todos, por isso os relacionamentos são tão importantes. 

Se o profissional não demonstra estas qualidades essenciais, ele provavelmente não terá a confiança da empresa para ficar à frente de uma equipe. As promoções ficam mais distantes.

4. Falta de comprometimento

Há vários comportamentos que demonstram falta de comprometimento com a empresa, entre eles chegar atrasado, faltar demais, perder tempo acessando redes sociais ou resolvendo problemas pessoais, atrasos na entrega de projetos, entre outros.

Muitos destes comportamentos parecem “detalhes”, mas, juntos, criam uma imagem ruim para o profissional e prejudicam sua credibilidade. Afinal, por que a empresa promoveria alguém que não assume um verdadeiro compromisso com ela e pode faltar em um momento importante? 

5. Acomodação

Se você está há muitos meses realizando exatamente as mesmas tarefas, cuidado. Ficar acomodado é um erro grave. Profissionais devem estar sempre em busca de aprendizado e novas oportunidades para a empresa e para sua própria carreira.

Cargos mais elevados também exigem esse engajamento e a busca pela evolução pessoal e profissional. Por isso, nunca se acomode. Invista em cursos, participe de eventos, leia os veículos especializados em sua área. Estas atividades trazem insights que podem beneficiar não apenas você, mas sua empresa — e isso é visto de forma muito positiva.

6. Evolução

O mundo muda e o mercado muda com ele. Profissionais que desejam evoluir devem sempre pensar e agir de acordo com seus planos a longo prazo. Um curso pode deixar você com o orçamento apertado neste mês, mas vai valorizar seu currículo. Evitar uma discussão com um colega pode até ser frustrante hoje, mas relacionamentos melhores vão beneficiar você no futuro. Sempre tenha em mente seus objetivos, e suas chances de receber uma promoção no trabalho vão aumentar.

Gostou das dicas? Veja agora alguns dos principais erros nas reuniões de trabalho e como evitá-los.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras