Comportamento no ambiente corporativo: 4 dicas para ser promovido

Ocupar um novo cargo na empresa pode ser muito interessante: você terá a chance de melhorar o salário e crescer na área em que atua. No entanto, para convencer o seu chefe de que você merece subir de cargo, é preciso ficar de olho em dicas para ser promovido e ter um comportamento no ambiente corporativo adequado.

Para obter essa postura, você precisa conhecer melhor as outras áreas da empresa e demonstrar que respeita as normas internas. Também deve mostrar que possui algo a mais para oferecer.

Ficou curioso? Confira!

Comportamento no ambiente corporativo: 4 dicas para ser promovido

1. Conheça mais de uma área da empresa

Entender como funciona somente a área específica a qual você trabalha não aumenta a suas chances de ser promovido. Isso porque você expande a sua visão sistêmica da empresa a medida em que sabe o que acontece em outros setores.

Essa característica é bem-vista pelos chefes na hora da promoção, pois demonstra que você se interessa pela organização de modo geral.

2. Demonstre que você respeita o dress code da empresa

O dress code é um código de vestimenta para trabalhar na empresa. Quando ele é respeitado, ajuda a demonstrar que o funcionário está sintonizado com as normas e os objetivos da organização.

De modo geral, o dress code é uma roupa um pouco formal. Usar uma calça jeans lisa, camisa social ou blusa sem estampas chamativas é o mais indicado para o dia a dia de trabalho na empresa.

Também deve-se usar um tênis casual ou um sapato mais discreto. Nada de vestir camiseta, regata ou blusas muito curtas e decotadas, pois isso demonstra desleixo e pode impedir a promoção no trabalho.

3. Crie uma rede de contatos com o pessoal da sua área de interesse

Se você já tem certeza sobre o cargo e o setor que pretende atuar na empresa, então, aproveite para se enturmar com seus eventuais colegas. Esteja mais próximo desses profissionais! Participe da roda de conversa deles durante o intervalo para o café, fale sobre você e troque contatos.

Essa atitude te ajuda a compreender quais aspectos você precisa ter para ser promovido naquele departamento. Dessa forma, é possível criar um bom relacionamento com os seus possíveis novos colegas.

4. Procure adquirir novas competências

Para ser promovido a um cargo melhor, é preciso ter algo novo a oferecer. Neste sentido, você deve desenvolver novas habilidades, práticas e conhecimentos para poder chamar atenção do seu chefe.

Busque fazer cursos de atualização e, até mesmo, uma pós-graduação na área que pretende atuar. Assim, você demonstra o quão é competente para o cargo, o que aumenta as chances de promoção.

Essas foram algumas dicas de comportamento no ambiente corporativo para quem busca uma promoção no trabalho. Desafie-se cada vez mais e se disponha a realizar tarefas mais ousadas. Assim, você terá mais condições de chamar a atenção do seu chefe.

E aí, o que você tem feito para ser promovido na empresa? Conte para a gente deixando o seu comentário neste post!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras