Nem todo mundo sabe ou se lembra disso, mas o corpo também fala. Sempre digo que é preciso ter uma linguagem corporal positiva, mas esse ainda é um termo desconhecido para muita gente.
Além da sua comunicação verbal, é importante fazer com que o seu corpo transmita as mensagens certas. Muitas vezes, nem imaginamos o que estamos dizendo com os nossos gestos, expressão facial e postura. Para você ter domínio sobre essa abordagem, vou mostrar como usar a linguagem corporal a seu favor. Quer ficar por dentro? Então, continue a leitura!
O que é ter uma linguagem corporal positiva e como isso te ajuda profissionalmente?
Alguns gestos que parecem inofensivos transmitem a ideia errada sobre quem você é se sobre a sua abordagem profissional. Ficar sempre de braços cruzados, por exemplo, demonstra pouco interesse em ouvir o que as pessoas têm a dizer. Em um mundo corporativo que valoriza cada vez mais a colaboração, isso não é um bom sinal.
A linguagem corporal positiva, por outro lado, serve para transmitir uma mensagem agradável e adequada sobre sua atuação profissional. É um jeito de fortalecer o que você diz e de se conectar com as pessoas da forma correta.
Quando esse elemento faz diferença?
Não é só na hora de fazer uma entrevista de emprego que as mensagens do seu corpo são observadas. Ao longo de toda a trajetória profissional, as pessoas captam aquilo que a sua postura diz em vários sentidos.
Durante uma palestra, por exemplo, posso afirmar que você parecerá mais seguro se tiver a expressão certa. Na reunião, fica fácil apresentar suas ideias e até se destacar, se for esse o objetivo. Mesmo um momento de demissão exige uma linguagem corporal adequada. Transmitir a ideia certa é o segredo para manter as suas portas abertas para novas oportunidades.
Como utilizar a linguagem corporal a seu favor?
Para criar uma linguagem positiva, recomendo que fique atento a alguns detalhes. Eles parecem sem importância, mas, juntos, fazem toda a diferença na mensagem transmitida. Conheça esses aspectos!
Contato visual
Pessoas que mantêm contato visual em uma conversa transmitem interesse no assunto e denotam mais confiança.
Durante uma abordagem com qualquer pessoa, é recomendado olhá-la nos olhos de uma forma adequada. Entretanto, cuidado para que o olhar não seja muito penetrante, pois isso pode soar como uma espécie de intimidação.
Movimentação
Apenas falar, sem se movimentar de acordo, deixa a conversa pouco interessante. Então, o ideal é trazer dinamismo por meio da movimentação adequada.
É oportuno mexer as mãos enquanto fala, mas sem exagerar para não desviar o foco da conversa. Também é importante ter um aperto de mão firme e contundente. Apenas tome cuidado com toques em excesso, especialmente com pessoas com as quais não há liberdade suficiente.
Expressão Facial
Muitas vezes, o mundo corporativo apresenta situações estressantes ou de nervosismo. Mesmo assim, o meu conselho é adotar uma fisionomia segura e tranquila. Isso aumenta a confiança na sua competência e demonstra a sua inteligência emocional.
Para se tornar mais simpático e agradável, um sorriso faz a diferença. Utilize-o da forma adequada para melhorar a comunicação não verbal.
Postura
Manter os ombros erguidos para frente e/ou a cabeça baixa dá a impressão de introversão e até de submissão. Se quiser ser visto da forma correta, o ideal é cuidar da postura. Minhas sugestões são andar ereto, com o peito aberto e o queixo levemente para cima. Isso transmite a ideia certa sobre quem você é.
Viu só? A linguagem corporal positiva pode levar a sua vida profissional a um novo patamar. Ao utilizar tais truques, novas chances de desenvolvimento na carreira vão surgir.
E já que esse é o tema, aproveite para conhecer minhas dicas sobre cumprimentos formais e saiba como interagir com outros profissionais.