Uma boa consultora de imagem precisa saber “de cor e salteado” a teoria dos biótipos para conseguir ajudar seus clientes a valorizarem o corpo. Você conhece?
A silhueta X ou Ampulheta tem ombros e quadris alinhados, e a cintura é bem estreita.
Já os corpos Triângulo ou A têm ombros mais estreitos que os quadris. Costas estreitas, pernas grossas e seios pequenos são algumas das características desse biótipo.
Quem tem ombros, quadris e cintura alinhados e mais avantajados, sem cintura definida e com pernas finas tem o Corpo-Retângulo ou H.
O biótipo I é o que a gente chama popularmente de magro.
Temos ainda os corpos Y, ou Triângulo Invertido, com ombros mais largos que quadris, seios grandes e costas largas.
Por fim, o corpo Oval tem linhas curvas, com pescoço curto ou largo, seios fartos e braços cheios.
Para descobrir os biótipos das suas clientes não basta olhar para elas: existe uma técnica minuciosa de medidas antes que se chegue a qualquer conclusão.
Além disso, preste bem atenção no que eu vou falar: não existe tipo físico ideal! Foi-se o tempo em que a gente seguia UM padrão de corpo inatingível pra se sentir bem.
Agora, mais do que nunca, é consenso que a diversidade torna tudo mais rico.
Além disso, aceitar o corpo como ele é é o primeiro passo para a felicidade.
Como consultoras de imagem a gente precisa ter isso bem claro e sempre levar em consideração o desejo de imagem da cliente, e não os corpos das influenciadoras, modelos e atrizes.
É a cliente quem escolhe o que deseja destacar em sua silhueta e, com conhecimento de causa, a gente vai guiá-la nesse caminho.
Se você não conhece a teoria dos biótipos nem os truques para valorizar, disfarçar, aumentar ou diminuir as partes do corpo desejados pela sua cliente, deixe seu nome nessa lista de espera aqui, pois vem curso novo em outubro :-).
Foto: Unsplash / Billie Body Brand