Tecido emagrece?

tecido emagrece

Tecido emagrece? Já ouvi muitas vezes essa pergunta e, em primeiro lugar, sempre gosto de esclarecer: não acredito em corpo ou tipo físico ideal. Acontece que, como consultora de imagem, preciso estar sempre pronta para atender os desejos dos meus clientes em relação a estilo e desejo de imagem, então sei que é importante entender como usar truques para aumentar e diminuir volume ou altura, por exemplo. E os tecidos são ótimos para isso.

São basicamente quatro características que a gente precisa entender para “ler” um tecido: textura, cor, padronagem (ou estampa) e peso. É a partir daí que vamos poder avaliar se determinado tecido emagrece ou não. Hoje, vou trazer uma explicação mais técnica sobre as texturas e em breve você deve ter mais informações sobre as outras características por aqui.

As texturas estimulam os sentidos, além de deixar a roupa mais tátil e interessante. Acontece que elas também podem conferir volume e é aí que é preciso ficarmos atentos.

O tweed por exemplo, é um tecido rico em texturas e que pode trazer a impressão de formas mais generosas. Nesse contexto, cabe avaliar: Onde a gente vai escolher posicioná-lo no look? Na parte superior do corpo ou na inferior? Onde queremos “criar” este volume?

A mesma informação vale para o piquê grosso, o brim pesado e o tafetá. Veja:

Do outro lado da história ficam a sarja, a gabardine (foto abaixo), a flanela, os tricôs e o brim escovado, de textura mais leve.

O bacana de estudar sobre os tecidos é entender que nem sempre tecido emagrece, mas ele é sempre um belo aliado para criar um jogo de proporções, que com o tempo se torna quase uma brincadeira divertida.

E minha dica final: não deixe as texturas de lado. Elas podem trazer muita personalidade ao look e cabe a você entender se essa combinação vai se dar por similaridade (quando todas as texturas da sua composição passam mensagens semelhantes: de formalidade, autoridade, proximidade, criatividade, distanciamento…) ou oposição (quando é você quem decide quais peças do look transmitem quais ideias). Lembrando que o segredo é o equilíbrio das proporções, além de respeitar seu desejo de imagem ou o do seu cliente.

Se quiser saber mais sobre este fantástico mundo, o meu próximo curso presencial de Tecidos acontece no Rio de Janeiro durante todo o sábado, dia 24 de setembro. Inscreva-se clicando aqui.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras