Como acertar no cartão profissional?

dicas para o cartão profissional

No mercado de trabalho, pequenos gestos fazem uma grande diferença. Por isso, nem sempre o que parece mais fácil é o mais adequado, e acertar no cartão profissional pode ajudar você a se destacar na sua área.

Muita gente acha que por conta do avanço da tecnologia, cartões de visitas impressos não são mais necessários, e acaba se limitando às redes sociais ou ao cartão virtual. O primeiro caso pode ser uma armadilha, já que, sem se lembrar o nome da pessoa, fica muito difícil encontrá-la e a situação vira uma bola de neve. Quem nunca encontrou alguém em um evento e ficou desesperado no Facebook tentando lembrar o nome?

Já o cartão profissional virtual funciona, mas a verdade é que os cartões impressos continuam transmitindo muito mais formalidade, credibilidade e uma comunicação mais assertiva. Bem-vistos no mercado, eles se revelam um gesto de cuidado e cordialidade no networking, além de serem muito mais tangíveis – e menos impessoais.

Ao investir na versão impressa, aproveite para pensar no seu cartão profissional como uma tela em branco, uma vitrine do seu estilo e do serviço que você presta. Ou seja, transforme o design em algo que tenha a sua cara e aproveite a oportunidade para marcar ainda mais seu interlocutor. Vem comigo ver os 5 passos para acertar no cartão profissional:

1. O material do cartão torna o resultado mais sofisticado, então considere um algodão mais grosso ou bambu, que conferem textura. Quanto maior for a gramatura do papel escolhido, maior a formalidade que você̂ transmitirá.

2. A técnica de impressão pode trazer ares artesanais. Uma impressão em relevo ou, melhor ainda, 3D, é uma escolha acertada.

3. Seu estilo – ou da sua empresa – aparecem também no formato do cartão: para além das formas geométricas, um abacaxi pode representar uma marca descolada, uma mão traz a ideia de um trabalho artesanal e o céu é o limite para a sua criatividade 😉

4. O visual do cartão deve ser o mais limpo possível, com informações objetivas, claras e atualizadas. Jamais entregue um cartão com rasuras. Se o telefone mudou, por exemplo, imprima novos cartões.

5. E lembre-se, o cartão de visitas deve estar sempre com você – armazenado de maneira adequada para que não amasse ou fique sujo. Nunca se sabe quando um potencial cliente irá aparecer.

Quer saber como construir uma imagem bem-sucedida no mercado? Vem para o meu curso de Branding Profissional Online, que está com as inscrições abertas aqui.

Foto: Annie Spratt /Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras