Como atender um cliente por telefone?

Como atender um cliente por telefone

Se por um lado, atender um cliente por telefone não requer preocupação com a aparência e com a postura corporal, por outro tem suas próprias regras de comportamento, afinal, muitas das vezes a primeira impressão que transmitimos é justamente em uma ligação. Então me acompanhe porque hoje trago dicas:

1. O primeiro ponto positivo ao atender um cliente por telefone é não deixá-lo esperando. Isso aumenta a probabilidade de ele ter uma impressão positiva da sua organização.

2. Em segundo lugar, o ideal é atender o telefone entre o segundo e o terceiro toque para não pegar as pessoas de surpresa. O contato inicial deve incluir uma saudação, seu nome e o nome da sua empresa.

3. Sempre fique atento ao tom da sua voz. Se seu cliente for cumprimentado como se sua ligação fosse uma inconveniência, pode se sentir intimidado ou até desrespeitado. Então, sorria enquanto fala. Você vai ver a diferença que faz.

4. A clareza na fala é outro item fundamental aqui. Evite murmurar, falar rápido demais e usar um tom muito alto ou muito suave. Para garantir que os clientes possam ouvi-lo com clareza, segure o telefone a aproximadamente dois dedos da boca.

5. Se você tiver que colocar um chamador em espera, peça permissão antes de fazê-lo. Quando estiver de volta à linha, lembre-se de agradecer à pessoa pela paciência. Fazer essas coisas mostrará ao cliente que você respeita o tempo dele.

6. Hoje em dia, muitas ligações são feitas pelo celular. Esteja atento com o local onde você se encontra: procure se proteger de ruídos externos e não fale em movimento ou, de maneira alguma, dirigindo. Nada como perceber que a gente está recebendo a atenção que merece e que o interlocutor não está fazendo mil coisas ao mesmo tempo.

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Foto:  Annie Spratt / Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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