Como se comportar no avião? As 7 regras de ouro

como se comportar no avião

Uma frase famosa diz que nossa liberdade termina onde a do outro começa e em nenhum lugar isso é tão verdadeiro quanto em espaços pequenos. Por isso, hoje eu trago 7 regras de ouro sobre como se comportar no avião.

Para ilustrar a importância dessas regras, quero contar uma história pessoal. Esses dias, voltei de uma viagem por Miami e Orlando e uma campanha de boa educação me chamou a atenção nos aeroportos, bem na área de check-in. Eram personagens desse universo dando “recados”, como uma comandante falando “Não faça com que eu volte com o avião por sua causa” e uma senhora, que lembraria a mãe ou avó da gente, dizendo “Eu te dei boa educação”. Achei uma forma divertida de abordar o assunto e me fez pensar em quantas vezes ouvi que “só brasileiro faz assim”, mas na verdade esse é um comportamento universal.

Mas agora vem entender como se comportar no avião:

1. Tenha cuidado ao tirar a mala do bagageiro. Não precisa ter pressa, você não vai ficar preso no avião e sempre tem muita gente em volta e sentado abaixo do bagageiro. É muito desagradável levar um golpe na cabeça, por mais que seja sem querer.

2. Agora que despachar bagagem tem uma taxa na maioria dos voos brasileiros, nasceu uma mania horrível: as pessoas entram cheias de bagagem pra não despachar e coitados dos comissários para fazer caber tudo entre os bagageiros e sob os bancos.

3. Passar por aquele corredor estreito do avião com mochila nas costas também causa atritos desnecessários. Literalmente.

4. Não esqueça as pequenas gentilezas. Fico chocada ao ver que ninguém mais se oferece para ajudar a colocar a mala do outro no bagageiro, mesmo percebendo que ele está enfrentando dificuldades.

5. E o banheiro? A regra é simples, se você quer o banheiro limpo, deixe-o pronto para o outro.

6. Na hora de comer ou beber, mantenha seu lixo organizado até que venham retirar. Se você ainda estiver comendo, guarde o lixo na bolsa. Nem pensar em jogar no chão.

7. Só porque o trajeto é curto ou a viagem acontece de dia não significa que está liberado falar alto ou dar gargalhadas. Não importa o horário do voo, pense que as pessoas podem estar querendo descansar.

Você já tinha pensado sobre essas regras? O que mais te incomoda ao viajar de avião? Me conta que vou adorar saber!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras