5 passos para uma transição de carreira bem-sucedida

Começo de ano é hora de realizar sonhos e colocar planos em prática, então se você anda pensando em fazer uma transição de carreira, esse post é para você.

Eu mesma vivi minha transição de carreira, lá no começo dos anos 2000 quando deixei a vida de artista plástica para mergulhar no universo da consultoria de imagem. Hoje, com mais de 12 anos de atuação na área de comportamento profissional, encontrei uma forma de trabalho que me realiza e me remunera e quero dividir o caminho das pedras com você.

1. O primeiro passo para você fazer uma transição de carreira para a consultoria de imagem é entender exatamente o que este profissional faz. Não faça sua escolha porque está na moda ou porque o mercado está aquecido neste momento. Conheça mais a fundo. No caso da consultoria de imagem, é importante gostar de moda e de se comunicar, por exemplo.

2. É fundamental fazer um planejamento financeiro. O profissional de consultoria de imagem é um empreendedor e precisa pensar em parcerias para começar a aparecer. Às vezes, as primeiras parcerias não envolvem faturamento, inclusive, então ter um dinheirinho guardado ajuda bastante.

3. Ótimos cursos são um bom começo para conhecer outros profissionais e bombar seu currículo, além de adquirir o conhecimento necessário para um novato – sim, porque por mais experiência que você tenha em outra área, volta a ser um novato na nova profissão. Então uma formação bem embasada tem que fazer parte do seu investimento inicial. Isso traz capacitação e segurança para atuar no mercado.

4. Fazer parte de uma associação é o caminho mais tranquilo para fazer networking. No caso da consultoria de imagem, como a gente trabalhar sozinha, essa rede de relacionamentos pode fazer toda diferença.

5. Por fim, busque inspiração acompanhando profissionais renomados do seu mercado. Isso vale para o momento da sua transição de carreira e para sempre 😉

Foto: Unsplash/ Magnet.me 

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras