Gentileza no trânsito

etiqueta de comportamento no trânsito

Eu lembro que no passado existia um profeta chamado Gentileza, que escrevia nos muros a frase “gentileza gera gentileza”. Na época, virou moda colocar um adesivo com esses dizeres nos carros, na intenção de criar um círculo positivo no trânsito. Saudades dessa época.

Hoje em dia, as pessoas estão muito impacientes e irresponsáveis no trânsito. Esses dias mesmo, eu arranquei meu carro quando o sinal abriu pra mim e um motoqueiro sem capacete avançou também, mas na rua onde o sinal tinha ficado vermelho. Poderia ter causado um acidente e, o pior, nessa situação eu poderia ter sido responsabilizada.

O que é importante observar pra gente ter um comportamento gentil no trânsito? A primeira coisa é saber que, se você pegou o carro, está sujeito a encontrar grande movimento. Não deixar para sair em cima da hora poupa atrasos e estresse.

Parar de achar que a culpa é sempre do outro é outro ponto fundamental. E saber de regrinhas, como deixar a pista da esquerda livre para quem tem pressa, faz toda diferença.

Ao estacionar ou desembarcar passageiros, respeite os locais autorizados porque parar em qualquer lugar pode gerar congestionamento desnecessário. Além disso, vale pensar em quem não está de carro. Hoje mesmo vi um ônibus aqui no Rio com um cartaz dizendo: “Respeitem os ciclistas”.

Os motoqueiros também são parte importante do trânsito hoje em dia, afinal fazem diferentes tipos de entregas e estão sempre apressados. Se você por acaso não está no cantinho da pista, podem até colocar o pé para quebrar seu espelho retrovisor.

Fora a buzina que, de instrumento importante para alertar pedestres e outros motoristas sobre a presença de um animal na pista, por exemplo, vira instrumento de tortura aos nossos ouvidos quando usada indiscriminadamente. Sem contar o quanto pode ser prejudicial em áreas de hospitais, onde os pacientes precisam repousar.

Para completar, não seja fominha no trânsito. Quando você deixa um carro passar ao sair de uma vaga, por exemplo, ele pode repetir seu gesto para outra pessoa e isso vai levando essa corrente de gentileza no trânsito adiante.

Foto: Unsplash/averie woodard

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras