O que é etiqueta, afinal?

o que é etiqueta à mesa - como comer

Você sabe o que é etiqueta? Ao contrário do que o senso comum possa pensar, ela não é nada excludente ou soberba, muito menos está fora de moda. Etiqueta tem a ver com comportamento, gentileza, atenção, cuidado, delicadeza. Como eu falo no meu manifesto (clique aqui para ler), é sobre respeitar o outro.

Se, no passado, a etiqueta à mesa era o que distinguia o nobre do burguês, hoje ela representa muito mais: é saber escutar, saber conversar, ter consideração. Enfim, está nos pequenos detalhes. E em tempos de whatsapp acelerado e de encontros impessoais pelo Zoom, ela é cada vez mais necessária. Tanto é verdade que, na tentativa de explicar o que é etiqueta, veículos formadores de opinião estão arriscando respostas. A Netflix está com a série Etiqueta pelo Mundo, onde a professora Sara Jane Ho ensina bons modos, e a revista New York Magazine traz essa capa:

Sim, são 194 dicas de etiqueta em diferentes situações da vida. E eles explicam essa escolha lá no Instagram: “Etiqueta: É difícil, muitas vezes estranho e raramente intuitivo. E, no entanto, é o tecido da nossa sociedade”. Eu, que trabalho especificamente nessa área da consultoria de imagem há mais de uma década, não poderia estar mais feliz que finalmente o assunto está ganhando as rodas de conversa com interesse e sem preconceito.

Não por acaso, tenho percebido um aumento na procura de pessoas interessadas em saber o que é etiqueta na prática, de empresas que querem oferecer um treinamento aos seus funcionários a uma equipe de cinema que está produzindo um filme de época e deseja ensinar seus atores esse comportamento à mesa.

Então, quero aproveitar e convidar você a fazer meu curso de etiqueta à mesa, que está gravado e pode ser assistido onde e quando você quiser. São oito módulos que falam sobre a importância de usar corretamente o guardanapo, como usar os talheres com segurança, mesmo os que aparecem com menos frequência no dia a dia, qual a diferença entre os diferentes tipos de copos e taças e ensino também a comer alimentos mais desafiadores, como escargot, alcachofras e até bananas. Tudo por R$299 à vista no PIX ou 6x R$54,99. Para comprar, é só clicar aqui.

E você, consultor de imagem, empresário, gerente, diretor ou profissional de RH, que deseja uma orientação específica sobre comportamento no ambiente de trabalho, pode aproveitar meu curso de Formação em Imagem e Comportamento Profissional Online, que acontece ao vivo nos dias 1, 3, 6, 8 e 10 de março, das 19h às 21h. As turmas são superpequenas porque eu gosto de oferecer uma atenção individualizada aos meus alunos, então corra para garantir sua vaga clicando aqui.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras