Como compor o look profissional perfeito? Essa dúvida pode bater mesmo em quem adora moda e está preparada para mostrar ao mundo seu estilo e sua personalidade. Isso porque o dress code profissional precisa levar em conta ainda a mensagem que você deseja transmitir para o mercado de trabalho – seja ela profissionalismo, liderança e seriedade, seja ela acessibilidade, simpatia e carisma.
Mas o que fazer se, na correria do dia a dia, parar na frente do espelho e provar mil looks parece ser uma missão impossível? Ter o guarda-roupa da Mônica?
Não. Basta entender os elementos de design e usá-los a seu favor. Se você for organizada dá até pra deixar o guarda-roupa arrumado levando esses elementos em consideração. Você vai ver que sabendo coordená-los fica fácil compor o look profissional perfeito. E hoje eu vou falar sobre um dos elementos de design mais bacanas: a textura.
Primeiro, vamos pensar que existem texturas que avançam – ou seja, são notadas primeiro, são os pontos focais da roupa – e as que recuam, que são aquelas que se misturam com o todo e atraem menos atenção.
No caso das texturas, as que recuam são de tecidos:
Firmes
Pesados
Grossos
Duros
Opacos
Ásperos
E as que avançam estão em tecidos:
Suaves
Leves
Finos
Maleáveis
Transparentes
Macios
Dito isto, então, como compor o look profissional perfeito com texturas?
Na hora da combinação, deve haver uma harmonia na linguagem: tecidos com aspecto mais rústico – como gorgorão, linho e lã buclê – combinam melhor com tecidos com aparência mais opaca, como algodão e jeans, e pedem acessórios artesanais e em materiais naturais, por exemplo. No ambiente de trabalho, eles transmitem as ideias de acessibilidade, criatividade e informalidade. O contrário também é verdadeiro.
Assim, evite contrastar texturas com características muito diferentes: pesado com muito leve, por exemplo. Essa não é uma regra absoluta, mas se for compor o look profissional perfeito com texturas, não aposte em 50% de tecidos leves e 50% pesados: escolha um dos elementos para predominar. E se for combinar texturas muito diferentes, escolha cores iguais ou próximas, para não trazer tanta informação visual.
Por fim, se optar por uma sobreposição, o ideal é que peças com textura visualmente pesada venham por cima de peças com textura visualmente mais leve.
Quer saber mais? Vem pro meu curso Estilo Profissional Online, que acontece ao vivo nos dias 28 e 30 de março. As inscrições estão abertas aqui.