A arte de arrumar a mesa

arrumar a mesa casamento

Eu sou apaixonada por gestos sutis e bem pensados, como servir o jantar em uma bela porcelana. Por isso, arrumar a mesa é quase uma arte para mim. Tanto que já aviso no meu manifesto: sucesso não tem a ver com dinheiro, profissão, classe social ou estilo de vida, mas sim com comportamento, gentileza, atenção, cuidado e delicadeza.

Este mês, vivi uma experiência inesquecível que corrobora com esse pensamento: fui ao casamento da filha de uma amiga de infância, lá em Portugal, e o ambiente estava delicioso, sabe?

arrumar a mesa

Fiquei impressionada sobre como arrumar a mesa observando os detalhes faz toda a diferença. Era um casamento com dress code black tie em um palácio de uma beleza arquitetônica maravilhosa, então o que se imagina é uma decoração grandiosa. E aí é que estava a beleza da coisa: eles deixaram a arquitetura brilhar e apostaram na simplicidade. Eu, que detesto ostentação, achei o máximo.

Mas simplicidade não quer dizer falta de cuidado, muito pelo contrário. Foi tudo pensado minuciosamente. Os marcadores de lugar, por exemplo, eram pandeirinhos, que se relacionam com a cultura espanhola, país de onde vinha o noivo. Eram uma graça, quase como um convite para que todos participassem da apresentação musical típica espanhola que animou a festa.

arrumar a mesa em um casamento

O serviço, à francesa, contava com garçons vestindo luvas, o que trazia as mensagens de higiene, delicadeza e atendimento primoroso.

Para criar um clima aconchegante, velas e abajures na paleta da festa, que variava do vinho ao rosa claro e também aparecia em tom sobre tom nas porcelanas, toalhas, guardanapos e flores. Um toque a mais ficava por conta de uma orquídea natural em cada prato. Simples e elegante, como eu gosto.

Bem simbólica, a gastronomia combinava delícias dos dois países, de bacalhau e rabanada – da terrinha da noiva – a croquetas de jamón representando a Espanha do noivo. Foi uma festa deliciosa, que aproveitei com a minha família e me deixou pensando em algo que queria trazer para vocês: já repararam como o verdadeiro luxo é silencioso? A gente precisa observar isso ao arrumar a mesa e decorar festas. Concordam comigo?

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras