Eu sempre amei estudar e acho que a gente, como profissional, precisa viver em constante formação. Por isso, adorei quando um dia, navegando na internet, apareceu para mim o curso Cultural Awareness: Relações Interculturais em Negócios Globais do MIT. Detalhe: eu nunca tinha feito um curso online e achei um grande desafio porque vi como é necessário um grande planejamento de tempo para fazer as tarefas, participar de fóruns, assistir as aulas ao vivo com a câmera ligada para participar das trocas de ideias e construir efetivamente novos relacionamentos online. Foi muito cansativo, mas concluí com sucesso e fiquei muito feliz.
Este curso me chamou a atenção porque o comportamento profissional não só é um assunto que me interessa muito e que eu estudo há mais de uma década, como também ele completa minhas formações anteriores. Relacionamentos multiculturais são um assunto vasto e essencial em um tempo em que todos somos (ou trabalhamos em) empresas globais. Nosso desenvolvimento pessoal e profissional depende diretamente desses conhecimentos.
Como eu sempre falo nos meus cursos, nosso comportamento é fundamental para deixar uma marca por onde passamos. No caso de relações multiculturais, é questão de sobrevivência entendermos o porquê das atitudes e dos valores de pessoas com uma cultura diferente da nossa. E não se engane: erros de interpretação podem acontecer, inclusive, dentro do nosso próprio país.
O bacana é que quanto mais temos esse entendimento, mais conseguimos lidar com opiniões diferentes no ambiente de trabalho, principalmente se fazemos negócios com pessoas de outras culturas. Muitas vezes a reação da pessoa diante de um acontecimento pode parecer inapropriada, por exemplo mas culturalmente é algo positivo para ela. O resultado? Com essa compreensão, mais relacionamentos profissionais ficam positivos e mais negócios se concluem.