O futuro do trabalho valoriza as soft skills

futuro do trabalho e soft skills

Esta semana, o Fórum Econômico Mundial divulgou a pesquisa “2023 Future of Jobs Report”, que fala sobre o futuro do trabalho, e os principais insights são: a tecnologia vai, sim, mudar muita coisa, mas as soft skills seguem essenciais.

As novas tecnologias, como a Inteligência Artificial generativa (caso do Chat GPT), estão trazendo novas demandas profissionais, já que aparentemente resolvem questões técnicas, mas não habilidades socioemocionais, ou seja, nada mais nada menos que as soft skills. A criatividade, a empatia e a resiliência, por exemplo, andam mais importantes que nunca.

Esse quadro aqui deixa bem claro: 7 dos 10 talentos mais requisitados para 2023 são soft skills, ou seja, relacionados ao comportamento profissional.

soft skills e tecnologia no futuro do trabalho

Em 1º lugar vem o pensamento analítico. Criatividade ficou em 2º lugar, enquanto resiliência, flexibilidade e agilidade em 3º e motivação e autoconhecimento em 4º. Outras soft skills valorizadas pelo mercado são: curiosidade, confiabilidade, empatia/escuta ativa e liderança/influência.

Nessas horas que a gente tem vontade de dizer: eu avisei 🙂 Afinal, faz mais de uma década que eu escolhi trabalhar com imagem e comportamento profissional porque sempre acreditei que ambientes respeitosos são mais felizes e produtivos.

E agora estou super animada de dividir uma novidade com vocês: meu curso Imagem e Comportamento Presencial volta a existir presencialmente no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de junho. Desde que começou a pandemia eu criei o formato online, que continua acontecendo, mas confesso que o presencial é meu queridinho.

As dinâmicas em aula são supergostosas, o networking é efetivo, a gente dá boas risadas e já pratica na hora o que é aprendido, como formas de causar uma boa primeira impressão, maneiras de quebrar barreiras de comunicação, como usar as redes sociais de forma adequada e, claro, soft skills.

A cereja do bolo é um almoço da turma toda para falarmos sobre etiqueta à mesa, outro comportamento indispensável para o sucesso profissional. Corre que ainda dá tempo de se inscrever: é só clicar nesse link aqui.

 

 

 

Foto: Nick Fewings/Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras