Oportunidades para consultor de comportamento profissional

oportunidade de consultoria de imagem e comportamento profissional

Se você é consultor de imagem e está procurando uma oportunidade de atuação em uma área promissora, garanto que ainda não chegou ao mercado corporativo. Isso porque nesse nicho, que demanda conhecimentos em comportamento profissional, está sobrando espaço, já que a imagem de uma empresa desempenha um papel fundamental na percepção que os clientes, parceiros e colaboradores têm dela. Com uma boa formação, tudo o que o consultor de imagem precisa saber é como mapear o mercado e oferecer seus serviços.

A grande maioria dos cursos de Consultoria de Imagem deixa em último plano o conteúdo voltado para comportamento, mas a boa notícia é que eu ainda tenho vagas disponíveis para meu curso de Imagem e Comportamento Profissional, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 24 e 25 de junho. Confesso que este curso é meu queridinho porque tenho um feedback superpositivo dos meus ex-alunos. A grande maioria conquistou ótimos trabalhos logo que pegou o certificado 😉

Com o repertório em dia, vamos à segunda parte da equação: encontrar as oportunidades. Vem comigo:

 

1. Trabalhar a imagem de líderes e executivos. Por saberem como ninguém a importância de transmitir confiança, credibilidade e influência, esses profissionais precisam de alguém que os orienta sobre comunicação verbal e não-verbal, postura, linguagem corporal, etiqueta à mesa, estilo pessoal e gestão de imagem online.

2. Prestar consultoria de comportamento profissional aos profissionais de uma empresa. O setor de RH tem uma demanda de orientação para os colaboradores sobre a etiqueta corporativa adequada, desde regrinhas de comportamento para reuniões e eventos corporativos até orientações para o dia a dia.

3. Oferecer palestras com repertório de estilo para vendedores e gerentes de áreas como moda e beleza.

4. Gerenciar a imagem das empresas em momentos de crise. Em caso de escândalos, incidentes negativos ou problemas de reputação, os líderes de uma empresa vão precisar de uma orientação sobre como se comportar diante da mídia e nas redes sociais.

5. Criar treinamentos e workshops para empresas e seus colaboradores, como orientações de como atender bem os clientes, como ter uma comunicação eficaz, como cuidar de sua apresentação pessoal e postura e como desenvolver soft skills, tão valorizadas no mercado atualmente.

 

Desenvolver um manual de dress code para empresas. Existe uma falsa polêmica de que eles vão acabar (como eu falei aqui), mas esses manuais são uma orientação fundamental, principalmente para empresas informais, para que não caiam no extremo da casualidade, o que poderia comprometer a imagem profissional dos colaboradores.

Minha ideia nesse post era trazer uma amostra das possibilidades de atuação de um consultor de imagem especializado em comportamento profissional, mas claro que o céu é o limite se você souber criar serviços sob medida, de acordo com as necessidades de cada empresa que procurar.

Foto: Alexandru Zdrobău na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras