Dicas de etiqueta no avião

dicas de etiqueta no avião

Tempo de férias é sempre tempo de rever dicas de etiqueta no avião porque sua viagem já começa com uma boa experiência a bordo – e a dos outros passageiros também. Por isso, vale lembrar que espaços pequenos compartilhados demandam um comportamento gentil e respeitoso para que todos tenham uma boa viagem.

Vem ver minhas dicas de etiqueta no avião:

Cumprimente a tripulação e os passageiros

É o que eu sempre digo: um sorriso e um “bom dia” ou “boa tarde” abre portas. Então, vamos ser gentis com a tripulação do voo e com os vizinhos de assento, tornando o ambiente amigável e leve.

Se precisar chamar a comissária de bordo, faça com moderação

A equipe costuma estar sempre atarefada, não importa a duração do voo, então nada de ficar acionando os comissários sem necessidade.

Respeite o espaço pessoal de todos

Com o espaço cada vez mais limitado, vale lembrar: seu lugar é seu assento e nada mais. Evite estender seus braços ou pernas além dos seus limites, tome cuidado ao abrir a bandeja ou reclinar o banco e respeite os apoios de braço da poltrona central: eles pertencem ao passageiro que viaja no meio.

Mantenha o volume baixo

Durante o voo, é importante respeitar um ambiente tranquilo e nunca, jamais, em hipótese alguma faça ligações, chamadas de vídeo, ouça músicas ou assista a vídeos sem fone de ouvido.

Seja atencioso com o assento da frente e o de trás

Reclinar o assento afeta o espaço e o conforto do passageiro que está atrás de você. Antes de reclinar totalmente, verifique se a pessoa atrás de você não está usando uma mesa ou está em uma posição desconfortável. Recline, então, aos poucos e com cuidado. Em relação ao assento da frente, se precisar mexer na tela de entretenimento lembre que o touch screen costuma ser sensível, portanto, nada de ficar futucando o tempo todo.

Evite odores fortes

Perfume, comida ou meia: Deus me livre de passar uma viagem inteira sentindo odores desagradáveis.

E por falar em meias…

Tirar as meias no voo é terminantemente proibido, vamos combinar?

 

Se você sentiu falta de alguma dica de etiqueta no avião, é porque nas férias passadas já falei no assunto aqui no blog. Para relembrar, clique aqui. E se quiser compartilhar comigo suas ideias também, eu vou adorar!

 

Foto de Anastasiia R. na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras