Sempre me perguntam se o mercado de trabalho para Consultor de Imagem Corporativa está aquecido e é disso que vou falar hoje. Para começo de conversa, eu trabalho no mercado corporativo há mais de 10 anos e sempre teve demanda para o meu serviço. Mas a verdade é que eu nunca trabalhei tanto como durante a pandemia – e agora que ela passou.
Isso porque, naquele primeiro momento do isolamento social, as pessoas começaram a se perder nas reuniões online. Todo mundo achava que sabia trabalhar com tecnologia e não sabia: não sabia mexer na plataforma, deixava o som ligado, deixava a câmera ligada… quantos profissionais gabaritados a gente viu por aí cometendo gafes em reuniões online ou até na apresentação de jornais internacionais?
Se você parar para pensar, a pandemia veio para reforçar a necessidade de construir uma boa imagem profissional. A gente, que trabalha como Consultor de Imagem Corporativa, passou a ajudar as empresas em relação aos comportamentos e à aparência dos funcionários na vida profissional online. No começo, as pessoas iam para uma reunião e não ligavam a câmera. Ou pior: iam vestidas do jeito que estavam em casa, às vezes até sem ter o menor cuidado com a higiene pessoal. E ter a câmera aberta para falar com colegas, clientes, dar palestras e treinamentos é fundamental. Muita gente não tinha essa visão porque foi uma mudança drástica demais.
O varejo pecou muito também na hora de construir um networking online. Muitos vendedores enviavam apenas o catálogo para os seus clientes, sem nem dizer “um bom dia, como vai?” e pegava muito mal essa falta de empatia. Inclusive já ensinei exatamente isso em uma das minhas palestras no período.
Outra mudança que é pandemia trouxe para o varejo e que vai ficar para sempre é a das compras online. O consumidor passou a se perguntar: por que eu vou sair da minha casa, dirigir, pagar estacionamento etc. se eu posso comprar online? Então, oferecer um bom atendimento se tornou primordial. Aí também entra o Consultor de Imagem Corporativa: para oferecer treinamentos e orientar os vendedores a oferecer uma experiência de compra cativante.
Mais um nicho importante de atuação, ainda no varejo, é oferecer treinamento para os vendedores sobre o que é estilo, ensinar a entenderem com as clientes para qual evento é a roupa que estão comprando (adequação à ocasião), orientarem sobre combinações de cores e estampas…
O Consultor de Imagem Corporativa que deseja atuar em grandes empresas também não fica sem trabalho: falamos de comportamento (as famosas soft skills, em que ensinamos as pessoas a tirar proveito das suas emoções no ambiente de trabalho) e de imagem. Muitas vezes o que é óbvio pra gente, consultor, não é para os profissionais da área de corporativo. Orientamos sobre comunicação verbal e não-verbal, sobre como receber um cliente, como se comportar em uma reunião, como responder e-mails, como entrar em contato com o cliente por WhatsApp…
No quesito imagem, esta semana mesmo uma moça entrou em contato comigo para pedir uma proposta. Ela é de uma empresa que vende consórcio e está querendo que os colaboradores tenham entendimento do que vestem. A aparência é um dos pontos fortíssimos que a consultora pode usar para orientar.
Vamos lembrar que agora, com o retorno de muitas empresas ao trabalho presencial, existe todo um novo aprendizado: deixamos para trás a pessoa que somos em casa – a nossa postura, a forma como nos vestimos etc – e reassumimos o papel necessário em um ambiente profissional. As empresas estão sedentas de passar esse tipo de conhecimento para os seus funcionários e sabem o diferencial enorme que oferecem os profissionais que prestam atenção nesses detalhes.
Para encerrar, vou trazer duas respostas a perguntas que me fazem demais:
1. Como captar clientes? Primeiro, ter um conteúdo e se posicionar como autoridade em um assunto nas redes sociais e em um site próprio. Assim, você consegue mostrar seus conhecimentos e se tornar atrativo para os clientes.
2. Como fazer uma proposta de Consultor de Imagem Corporativo? Em primeiro lugar, não dá pra ter um só modelo e copiar e colar igual para todo mundo. Uma proposta para cliente corporativo é diferente da proposta para pessoa física. Precisa ser individualizada para cada nicho de mercado e tipo de cliente. Se quiser saber mais, vem pro meu curso de Imagem e Comportamento Profissional que acontece pela primeira vez em São Paulo nos dias 2 e 3 de setembro. São pouquíssimas vagas! Para se inscrever, é só clicar aqui.
Foto de Clay Banks na Unsplash