Comunicação não-verbal em 5 passos

comunicação não-verbal

Um dos itens mais importantes de observarmos em nossa relação com o outro é a comunicação não-verbal. Tanto que esse é um dos temas que eu abordo no meu curso de Imagem e Comportamento Profissional. Você já deve ter ouvido por aí que tanto quanto o que a gente fala, importa muito como a gente fala, ou seja, a comunicação não-verbal altera a forma como nossa mensagem é recebida.

Nossos gestos, nossas expressões faciais e as posturas corporais fazem parte da nossa comunicação e podem, inclusive, contradizer aquilo que estamos expressando verbalmente. Anote então os 5 passos que você deve seguir ao se dirigir ao outro:

1. Contato visual

Pessoas que mantêm contato visual em uma conversa transmitem interesse no assunto e denotam mais confiança. Sente-se de frente para o seu cliente (ou chefe ou colega) para estabelecer um bom contato visual. Durante uma abordagem com qualquer pessoa, é recomendado olhá-la nos olhos. Reunião online? Câmera ligada, por favor!

2. Movimentação

Apenas falar, sem se movimentar de acordo, deixa a conversa pouco interessante e leva o interesse do interlocutor para longe. É oportuno mexer as mãos enquanto fala, mas sem exagerar para não desviar o foco da conversa. Apenas tome cuidado com toques em excesso, para não invadir a privacidade do outro.

3. Expressão facial

Muitas vezes, o mundo corporativo apresenta situações estressantes ou de nervosismo. Mesmo assim, o meu conselho é adotar uma fisionomia segura e tranquila. Isso aumenta a confiança na sua competência e demonstra a sua inteligência emocional. Para se tornar mais simpático e agradável, um sorriso faz toda a diferença. Se estiver com sintomas de gripe, é de bom tom usar máscara em encontros presenciais, então sorrir com os olhos e evitar franzir a testa se torna ainda mais importante.

4. Postura

Manter os ombros erguidos para frente e/ou a cabeça baixa dá a impressão de introversão e até de submissão. Se quiser ser visto da forma correta, minhas sugestões são andar ereto, com o peito aberto e o queixo levemente para cima.

5. Voz

*Pessoas com voz baixa demonstram falta de energia, entusiasmo e poder.

*Pessoas que falam num tom só́ são vistas como inseguras.

*Pessoas que falam num tom agudo têm sua autoridade comprometida.

*Pessoas que falam num tom grave têm mais credibilidade e influência.

Se quiser saber mais sobre comunicação não-verbal, vem pro meu curso de Imagem e Comportamento Profissional que acontece pela primeira vez em São Paulo nos dias 2 e 3 de setembro. São pouquíssimas vagas! Para se inscrever, é só clicar aqui.

 

Foto de LinkedIn Sales Solutions na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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