Os 5 erros que cometi no começo da minha carreira

Palestra começo in inicio de carreira Rachel

Hoje eu quero dividir os 5 erros que cometi no começo da minha carreira. Ao mesmo tempo que faz mais de uma década que eu optei por ser consultora de imagem especializada em comportamento profissional e no mercado corporativo, parece que foi ontem. Olhando pra trás eu vejo quanto aprendi, quantas palestras e treinamentos tive a oportunidade de dar, quantos cursos organizei, quantos atendimentos one-on-one eu ofereci e quantos erros pude corrigir.

Meu primeiro erro, lá no começo da minha carreira, foi não fazer pesquisas aprofundadas sobre as empresas que ia atender, apresentando propostas personalizadas.

Também não sabia fazer todas as perguntas que deveria sobre a expectativa daquele cliente em relação ao meu trabalho. Por sorte, não cheguei a perder clientes por isso, mas logo nos primeiros meses percebi que era necessário ir mais fundo que eu imaginava.

O terceiro principal erro que cometi no começo da minha carreira foi não ter me dedicado a uma comunicação que transmitisse minha autoridade no assunto. Eu era insegura e não me comunicava como deveria.

O quarto erro que considero importante foi na hora de preparar os treinamentos: eu era mais teórica e percebi que ficava tudo muito cansativo. Também passava o conteúdo de maneira mais burocrática. Com o tempo, fui inserindo práticas e tendo mais liberdade na minha comunicação, inserindo humor, piadas, casos… comecei a trazer a plateia para mais perto de mim. Entendi como deixar as pessoas com vontade de ouvir.

Por fim, no começo da minha carreira eu não conseguia administrar muito bem o tempo das minhas palestras e cursos. Sempre me estendia. Com o tempo, entendi que, se eu fui chamada por 40 minutos, preciso organizar minha fala para durar esse tempo.

Hoje, eu ensino isso e muito mais no meu curso online de Imagem e Comportamento Profissional, que já preparou dezenas de consultores de imagem para atuar no mercado corporativo. A próxima edição começa agora, dia 4 de dezembro. As vagas são poucas e você pode se inscrever clicando aqui.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras