Vamos falar de etiqueta no amigo-secreto?

etiqueta no amigo-secreto

Chegou aquela época do ano que… bem, tem quem ame e quem odeie: é o amigo-oculto, como chamamos aqui no Rio. Goste você ou não, o fato é que na maioria das vezes a gente não consegue escapar: seja na empresa, entre amigos ou com a família. Então, vamos falar de etiqueta no amigo-secreto?

Minha primeira dica é: um valor médio previamente estipulado para os presentes evita muita saia-justa. Todo mundo conhece aquela história do conhecido que deu uma lembrança memorável e ganhou, em troca, um chaveirinho ou, pior, um “presente repassado”, daqueles que ainda tinha o cartão endereçado a quem ganhou e não gostou…

A segunda, igualmente fundamental, é: não falte no dia da troca de presentes e, se não tiver jeito, envie o presente com uma cartinha carinhosa. É o mínimo para não tirar a graça da brincadeira.

Na sequência, vêm algumas dúvidas que sempre ouço:

1. Dar bebida alcoólica: sim ou não?

Na família e entre amigos é uma ideia festiva – desde que você saiba de antemão que o presenteado não tenha problemas com o consumo de álcool – mas no trabalho vale observar o grau de formalidade dos seus colegas e chefes antes de dar aquele gim especial.

2. Inimigo-secreto?

Uma brincadeira bem comum é fazer aquele sorteio na hora e comprar presentes, digamos, neutros. Aí, cada pessoa que for sorteada tem direito a “roubar” algum presente dado que já tenha lhe agradado. Nem preciso dizer que isso só pode dar certo entre amigos e parentes como muito senso de humor, né?

3. Peguei o chefe, e agora?

Em primeiro lugar, atenha-se ao valor estipulado (não falei que ele é importante?). Nada de querer dar algo muito caro, para não ficar parecendo um bajulador. Depois, vá nos lugares seguros e não muito pessoais: um livro, um vinho, um bom chocolate ou itens de escritório mesmo, como canetas, conjunto de mesa, porta-canetas, capa de laptop, agenda…

4. Pode sacanear o amigo?

Pode. Se ele for seu melhor amigo de uma vida toda e, na sequência, você der um presente bacana. Ah, e se não for nada constrangedor, por favor.

5. O que comprar para um idoso que tem tudo?

Se ele for próximo, como um avô, vale um álbum fotográfico (de papel, mesmo), uma caneca bacana, um arranjo de flores original, uma playlist personalizada e até uma joia – dependendo do seu desejo. Se for mais distante, uma caneca ou garrafa térmica de uso individual, é uma boa.

6. Como presentear um adolescente no amigo-secreto?

Descubra sua marca preferida e invista em uma camiseta básica ou ofereça créditos no game preferido dele.

 

Foto de Olesia  Buyar na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras