O que rizz, a palavra do ano, tem a ver com imagem profissional?

Rizz - carisma - Steve Jobs

Não sei se você acompanhou, mas este mês o verbete “rizz”, uma redução de “charisma” (carisma, em inglês), foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford.

No TikTok, a #rizz tem quase 36 bilhões de visualizações, prova de que está, literalmente, na boca da geração Z.

Ao comentar a notícia, muita gente falou de um dos recortes possíveis para o sucesso dessa palavra: o do flerte, da paquera. Afinal, carisma e charme são fundamentais na hora de uma conquista amorosa. Mas então você se pergunta: o que rizz tem a ver com imagem profissional?

É que pessoas com rizz/carisma – uma das soft skills que eu sempre menciono no meu curso – conquistam mais clientes, cativam colegas e resultam nos melhores tipos de líderes. Steve Jobs, Martin Luther King Jr. e Papa Francisco são exemplos de liderança carismática que eu admiro, por exemplo.

Eu gostei muito da definição da revista Forbes: “líder carismático é aquele que convence naturalmente as pessoas a seguir suas ideias, se comunica com facilidade com diversos públicos e demonstra autoconfiança em sua própria capacidade de superar obstáculos”. Sempre falo também que as pessoas podem ser contratadas por suas habilidades técnicas (hard skills), mas permanecem nos empregos (ou não) devido a seu comportamento (ou soft skills).

E se uma palavra bomba ao mesmo tempo em um tradicional dicionário e nas trends do TikTok, a gente tem que, no mínimo, prestar atenção nela 😉

 

 

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras