Etiqueta: Top 5 gestos proibidos à mesa

etiqueta à mesa e os top 5 erros

Eu já falei aqui no blog: se a etiqueta à mesa nasceu para distinguir nobres de burgueses, hoje ela representa muito mais: é saber escutar, saber conversar, ter consideração, demonstrar respeito. Enfim, está nos pequenos detalhes. Na maioria das vezes, é mesmo uma questão de bom senso. À mesa, por exemplo, mais que não cortar a alface ou saber como posicionar o guardanapo de tecido no colo, a etiqueta é uma questão de pensar em como a outra pessoa vai se sentir se você agir de determinada maneira diante dela.

Por isso, hoje eu trago aqui os Top 5 gestos proibidos à mesa:

1. Palitar os dentes

Ninguém quer ver alguém futucando a própria boca, tirando restos de comida e fazendo barulhos de mau gosto. Eca!

2. Pigarrear

Se tomar pequenos goles de bebida não for suficiente para limpar à garganta, melhor ir ao banheiro porque ninguém merece uma conversa atravessada por hum-hums.

3. Retocar o batom

Aquela cena clássica: a pessoa abre a bolsa, pega o espelho, o batom e posiciona o espelho diante de si, ignorando os outros comensais e se dedicando à própria imagem, passando e repassando o batom na boca como se não houvesse mais ninguém ali.

4. Colocar a bolsa sobre a mesa

Além de anti-higiênico, afinal, a bolsa circula por todos os lugares, demonstra falta de consideração com as pessoas que estão dividindo aquela mesa. Já pensou se, num encontro de 4 amigas, todas decidirem colocar suas bolsas sobre a mesa?

5. Cuspir caroço

Quando o alimento vier com caroço, você aproxima o guardanapo da boca e deposita cuidadosamente dentro dele. Cuspir, nem pensar.

 

É por questões como estas que tenho percebido um aumento na procura de pessoas interessadas em saber o que é etiqueta na prática. Se esse é seu caso, quero aproveitar e te convidar a fazer meu curso de etiqueta à mesa, o “Fazendo as Pazes com a Mesa” que está gravado e pode ser assistido onde e quando você quiser. Para se inscrever – e ter acesso imediato – basta clicar aqui.

 

 

Foto de Daria Gordova na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras