Couro não é tecido

couro não é tecido

Presença constante nas passarelas de inverno, o couro apareceu dos pés à cabeça em desfiles como Hermès e Louis Vuitton – marcas que já têm uma forte tradição no uso do material. Mas o assunto aqui é outro: você sabia que couro não é tecido?

Ao contrário dos tecidos convencionais, ele é obtido a partir da pele de animais, geralmente bovinos, ovinos ou suínos. O processo de fabricação do couro é complexo e envolve etapas como curtimento, tingimento e acabamento para criar o produto final.

Enquanto os tecidos são criados a partir de fibras têxteis, o couro é originado de uma matéria-prima biológica, e essa é sua principal diferença.

Assim que é extraída do animal, a pele passa por processos de limpeza e descamação para remover impurezas e pelos indesejados. Durante o processo de curtimento, as peles são colocadas em tanques contendo agentes específicos, sejam eles vegetais, minerais ou sintéticos. Esses agentes reagem com as fibras de colágeno, transformando-as em um material resistente.

Após o curtimento, o couro pode ser tingido para obter a cor desejada. Em seguida, passa por processos de acabamento, como polimento e revestimento, para conferir características específicas, como brilho ou textura.

Algumas das características mais marcantes do couro são sua elasticidade e textura. Ao mesmo tempo, enquanto os tecidos podem ser facilmente dobrados e moldados, o couro possui uma estrutura mais rígida e durável. Essas propriedades fazem com que seja muito resistente, por isso, pode durar por gerações. E mais: seu envelhecimento traz um charme a mais, carregando marcas que revelam sua história.

O couro pode não ser um tecido, mas é um material fundamental na construção da imagem pessoal e profissional, transmitindo mensagens de confiança, ousadia, elegância e autenticidade. Peças de couro bem cuidadas e de alta qualidade são associadas a um estilo de vida refinado e bem-sucedido.

Para saber mais, vem pro meu workshop Tecidos na Prática. As próximas edições acontecem dia 16 de março em São Paulo e dia 25 de maio no Rio. Inscrições abertas nesse link aqui.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras