Você conhece os princípios fundamentais da consultoria de imagem? Em primeiro lugar, tem a sigla em inglês A-B-C, que significa aparência, comportamento (behaviour, em inglês) e comunicação.
Depois tem a importância da personalização, ou seja, fazer uma anamnese profunda dos clientes e entregar uma orientação que só funciona individualmente. É fundamental entender seu estilo de vida (viaja muito? Trabalha em casa ou fora? Tem filhos?), seu biótipo, seu cargo e ramo profissional, a empresa onde trabalha, seu gosto pessoal e as situações que vive no dia a dia.
Feito isso, ainda entra uma questão desafiadora que pode ser resolvida somente pela consultoria de imagem: a adequação. Por exemplo, se você procurar em livros ou no Google qual o dress code profissional para um chefe de estado em um encontro diplomático, adivinha? Certamente vai encontrar a indicação de costume, gravata, camisa e sapato formal. Mas não foi isso que aconteceu com o presidente da Ucrânia no ano passado (leia aqui para entender).
E se quiser buscar no Chat GPT qual a orientação de estilo profissional para o editor-chefe e apresentador do principal jornal da TV brasileira? Mais ainda, se tiver acesso ao manual de dress code do jornalismo da Rede Globo, que sempre foi extremamente rigoroso, vai ver que a indicação é também costume e gravata. Mas o que a gente precisa entender é que por mais austeros que sejam esses códigos eles ainda ficam submetidos à adequação.
Consultoria de imagem, adequação e Bonner
Na cobertura da tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul semana passada, William Bonner não apareceu com o habitual costume-camisa-gravata. Entrou no ar de camiseta preta de manga curta. É uma quebra de protocolo marcante, que inclusive gerou muitos comentários na internet. Mas, pensa, gente. Não faria mesmo sentido diante de tanta tristeza, com pessoas perdendo suas casas e seus pertences, ele aparecer com a pompa e elegância de um costume bem cortado como acontece no dia a dia. A adequação, expressão que eu tanto uso nos meus treinamentos, palestras e cursos, é a palavra-chave aqui. Posso apostar com vocês que teve um profissional de consultoria de imagem envolvido nessa decisão 😉