A boa peça à moda retorna e a calça pantalona, um dos maiores ícones fashion dos anos 60 e 70, principalmente por ter sido adotada pelo movimento hippie, está de volta às passarelas em 2024. Longa e com a boca larga, ela é descontraída e cheia de atitude por natureza, mas tem seus segredos. Vem comigo:
Pantalona e os biótipos
A pantalona é uma peça bastante versátil, que funciona em todos os tipos físicos. Ela é a melhor amiga de quem tem o corpo em formato de ampulheta. Ela ajuda a equilibrar as proporções, destacando a cintura fina e dando um toque de sofisticação ao visual.
Seu corte amplo também cria um equilíbrio para quem tem os ombros mais largos.
No biótipo oval, disfarça a barriga.
Para quem tem o corpo retangular, a pantalona ajuda a criar curvas e adicionar volume ao quadril. Com um cinto largo, realça ainda mais a cintura.
Já para quem quer disfarçar o quadril amplo o ideal é investir em cores escuras e tecidos mais fluidos, além de evitar o plissado na frente e o bolso faca.
Baixinhas precisam apenas tomar o cuidado de fazer a bainha na altura do ossinho do pé e também escolher tons escuros, para criar uma ilusão de ótica de uma silhueta mais alongada.
Dica bônus: pantalona com tira de costura ou vinco no centro da perna também trazem a imagem de um corpo mais longilíneo.
Quando e como usar a pantalona
A escolha do tecido é fundamental para o caimento e o conforto da sua calça. Ele também determina as ocasiões em que você vai usar, conferindo um ar mais formal ou despojado à peça. Os acessórios também têm seu papel aqui: com tênis fica superdescontraído – eu mesma adoro usar – e com salto alto ganha sofisticação.
Ideal para ocasiões mais formais, a lã fria oferece um caimento estruturado e sofisticado. É perfeita para ambientes de trabalho ou eventos que exigem um toque de elegância.
Já o linho é a escolha perfeita para o verão. Leve e fresco, proporciona um visual despojado e chic ao mesmo tempo.
Quer brilhar em um evento noturno? Uma pantalona de seda pode transformar um look simples em algo elegante. Além disso, a fluidez da seda garante um movimento lindo ao caminhar – de salto alto, é claro.
Para o dia a dia, a viscose é confortável, prática e fácil de cuidar, e o jeans é puro charme retrô.