Oi, oi, gente! Hoje vim contar para vocês que estou animadíssima porque mais uma vez serei embaixadora da Conferência Global da AICI, que no ano que vem vai focar no atendimento de excelência. Ela acontece em Manila, nas Filipinas, de 24 a 27 de abril e o tema será “Elevando a Excelência: Estratégias Inovadoras para o Domínio da Consultoria de Imagem”, o que tem tudo a ver com o que sempre defendi.
Como trabalho há mais de 10 anos com Imagem e Comportamento Profissional, recebo muitas propostas para dar palestras e treinamentos. Ao longo desse tempo, notei que as clínicas de estética e as marcas de luxo são as mais preocupadas com o atendimento de excelência. Mas a verdade é que todo mundo que presta um serviço deveria ter isso no radar para cativar seus clientes.
A diferença de um atendimento tradicional para o contemporâneo é que ao invés de receber o cliente, vender e dispensá-lo, você se preocupa com os detalhes. Imagine um salão de beleza, por exemplo. O atendimento é o grande diferencial. Ao invés de lavar os cabelos rapidamente, o profissional oferece uma massagem no couro cabeludo. Ou se ao invés de colocar os pés em um bacia de água, o cliente se deita em uma chaise. Ou então a manicure coloca uma luva com creminho para hidratar as mãos da consumidora. Isso tudo sem cobrar a mais, se preocupando apenas em agradar o cliente, claro.
São detalhes assim que fazem um atendimento de excelência. Eu, por exemplo, nos meus atendimentos como consultora de imagem, tenho uma escuta ativa e me preocupo em mapear preferências e estilo de vida dos meus clientes para entregar um dossiê assertivo e útil para eles. Como palestrante, pesquiso a história da empresa, adequo o conteúdo que me foi encomendado para a realidade da plateia e preparo uma apresentação exclusiva e única. Como professora, estou sempre atualizando meus materiais e me preocupo em criar um networking efetivo entre os alunos, em deixar espaço para que esclareçam dúvidas, em preparar dinâmicas para que possam praticar o que aprenderam…
E você? Qual atendimento de excelência oferece para os seus clientes?
Foto de Theme Photos na Unsplash