Mark Zuckerberg é um exemplo que sempre dou nas minhas aulas de Estilo Profissional e Imagem e Comportamento Profissional.
Normalmente eu uso duas imagens dele para falar sobre adequação. O look básico de dia a dia – camiseta, suéter ou moletom pretos e cinzas – deu vez a um costume bem cortado com uma gravata (azul, cor da Meta, não por acaso) nas audiências que enfrentou na Suprema Corte dos Estados Unidos.
Vale destacar que o próprio “look básico de dia a dia” que eu mencionei aqui em cima foi construído para parecer que ele era o nerd da informática do colégio. Aquele que teve uma ideia simples em uma garagem com alguns amigos e não tinha perdido esse jeito jovem e geek de ser.
Mas a imagem da sua empresa não anda lá aquelas maravilhas: Mark Zuckerberg tem enfrentado centenas de ações judiciais de famílias de adolescentes e crianças que alegam sofrer de problemas de saúde mental ao se tornarem viciados no uso do Facebook e do Instagram. Além disso, mais de quarenta estados americanos entraram com um processo pelas mesmas razões. Sem contar as acusações de que a empresa fecha os olhos para casos de abuso e até tráfico de pessoas facilitados por conversas em suas redes sociais.
Do nerd que a gente queria como amigo, ele virou um bicho-papão. Só que agora, o executivo quer se tornar o garoto cool da escola e tem mudado seu visual. A revista Business Insider disse em reportagem recente que a escolha de camisetas mais divertidas transmite essa imagem.
Zuckerberg foi recentemente fotografado com uma camiseta Balmain de US$ 1.150 em suas férias, em Ibiza. Em uma postagem pelos seus 40 anos no Instagram, também escolheu um modelo com grafismos (abaixo). Óculos de sol mais descolados e correntes nos pescoço completam esse novo momento.
Um casaco de couro caramelo forrado com shearling da marca Overland também chamou a atenção recentemente.
Para completar, o empresário postou no seu perfil no Threads simulações de looks mais ousados feitos com ferramentas de Inteligência Artificial, como o da foto que abre esse post e esta foto abaixo. A resposta do público? Mais de 9 mil curtidas e quase 2 mil comentários. Se isso era um teste, já foi aprovado.
Se até Zuckerberg se rendeu a uma mudança em sua imagem profissional por que você não faz isso também? Vem conversar comigo!