Etiqueta profissional no Instagram

Etiqueta profissional no Instagram

A gente posta foto da família, conteúdo de trabalho, memórias de viagens de lazer e mais uma série de coisas, mas você já parou para pensar que existe uma etiqueta profissional no Instagram?

A netiqueta é um assunto tão importante nos dias atuais que é tema de uma das aulas do meu curso de Imagem e Comportamento Profissional (para se inscrever na última turma do ano, que acontece em São Paulo nos dias 28 e 29 de novembro, clique aqui). Hoje em dia, nossas redes sociais não só são uma vitrine para clientes, mas também costumam ser investigadas e avaliadas pelo RH de grandes empresas antes mesmo da contratação.

Acontece que normalmente, quando a gente pensa em rede social e carreira, lembra do Linkedin, como já contei aqui, e não se preocupa tanto com o Instagram. Só que ele é a terceira rede mais usada no Brasil, país que está apenas atrás dos Estados Unidos no número de usuários. Sim, enorme, né? De acordo com a pesquisa We Are Social e Meltwater, o Instagram tem 134,6 milhões de usuários por aqui. E já que é quase inevitável a gente se encontrar por lá, vamos falar sobre etiqueta profissional no Instagram?

Minha primeira dica é: Não fale no seu Instagram algo que você não falaria em uma sala de reuniões. Ele é sua vitrine para clientes, alunos e parceiros, então segure os dedos antes de postar algo polêmico ou delicado, selecione cada palavra e cada imagem com cuidado antes de publicar.

A segunda dica é: Não precisa entrar em todas as modinhas nem ter opinião sobre tudo. Aquele assunto vai ajudar na sua imagem profissional, mostrando que você tem autoridade no assunto? Poste. Não tem nada a ver com o seu universo e você acha que precisa falar porque todos estão falando? Não poste.

Por fim, veja se, no seu caso, é coerente ter apenas um perfil. Afinal, é muito importante ter um equilíbrio nas postagens. É lógico que no perfil profissional é interessante trazer fatos importantes da nossa vida e tornar as informações mais pessoais, mas se os fatos que você deseja postar da sua vida pessoal são ligados a baladas e bebidas, ou se você fala com gírias, ou ainda se tem fotos em trajes de banho, por exemplo, o cuidado precisa ser dobrado. Dependendo do tipo de serviço que você vende, eu recomendo mesmo que tenha dois perfis para que isso não prejudique sua credibilidade.

E você? Tem mais dúvidas sobre etiqueta profissional no Instagram? Vem pro meu curso em novembro!

Foto de Nathana Rebouças na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras