Como se comportar em refeições de negócios na China

Como se comportar em refeições de negócios na China

No meu curso presencial de formação em Imagem e Comportamento Profissional eu dedico uma hora inteirinha a ensinar como se comportar em refeições de negócios. Isso porque se você é consultor de imagem e deseja trabalhar no mercado corporativo, oferecendo consultoria, treinamentos e palestras, definitivamente precisa saber tintim por tintim como funciona.

Eu me lembro de ser contratada por uma marca de luxo superimportante certa vez justamente para mostrar aos gerentes e diretores aqui no Brasil como se comportar em refeições de negócios. Também já ofereci um treinamento parecido a uma equipe de cinema, que precisava gravar cenas à mesa em um filme de época.

Então, saber as regras de etiqueta à mesa é o primeiro passo (e eu ensino no curso online Fazendo as Pazes com a Mesa, que você pode fazer agora clicando aqui). Na sequência, vale se inteirar da cultura local e hoje eu vou usar como exemplo a China, onde o momento da refeição é carregado de tradições.

Por que a China? Porque há 14 anos o país é o maior parceiro comercial do Brasil, tendo somado mais de US$ 157 bilhões em trocas comerciais só em 2023. Então, vem ver as melhores dicas de como se comportar em refeições de negócios na China:

 

  1. Refeições constroem relacionamentos

Nas refeições de negócios na China, o objetivo é fortalecer o networking e, por isso, o ritmo é mais lento do que estamos acostumados no Ocidente. Aproveite o momento para se conectar com seus anfitriões e colegas. Se tiver dúvidas sobre quando iniciar uma conversa sobre negócios, observe: o anfitrião geralmente é quem inicia o tema.

  1. Os lugares à mesa são intencionais

A disposição dos assentos segue um código de hierarquia. O anfitrião senta-se de frente para a entrada principal e o convidado de honra ocupa o assento ao seu lado, geralmente o mais próximo à direita. Espere até que o anfitrião indique onde você deve se sentar. Este detalhe, simples, demonstra respeito pelas tradições locais.

  1. Muitos brindes e copo sempre cheio

Os brindes são importantes na China e refletem respeito e cordialidade. Quando alguém brinda, levante sua taça com ambas as mãos e, se possível, posicione seu copo levemente abaixo do da pessoa que iniciou o brinde, em sinal de deferência. E atenção: é comum que os anfitriões mantenham os copos de seus convidados cheios, então aprecie com moderação e nunca esvazie o copo de uma só vez. Ficar com o copo totalmente vazio não é de bom tom.

  1. Atenção aos hashis

Os hashis têm um papel importante, e usá-los de forma adequada demonstra respeito. Nunca os posicione verticalmente na tigela de arroz. Evite também usá-los para apontar algo ou alguém ou para  espetar a comida. Ao descansar os hashis, apoie-os no suporte ou na borda do prato.

  1. Final sem pressa

Na China, levantar-se imediatamente ao término da refeição pode parecer um sinal de pressa. Normalmente, quem encerra a refeição é o anfitrião. Ao término, agradeça e, se estiver gostando da companhia, um elogio sincero ao anfitrião é sempre bem-vindo.

 

Quer saber mais sobre como se comportar em refeições de negócios? Inscreva-se agora no meu curso presencial de formação em Imagem e Comportamento Profissional que acontece em novembro em São Paulo. É só clicar aqui.

 

 

Foto de Debbie Tea na Unsplash

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras