Oi, oi, gente! Hoje vim falar para vocês de uma tendência de decoração de casamentos que eu adoro! Inspirados em casamentos reais dos séculos passados, alguns dos jantares mais elegantes que eu tenho visto estão deixando as mesas redondas no passado. E as quadradas também. Vem comigo que eu explico.
Parece que depois da pandemia, todo mundo tem se esforçado para criar eventos memoráveis – e sem economizar para isso. O resultado é uma tendência de decoração de casamentos grandiosa, inspirada nas festas da realeza. As mesas, viraram longas, opulentas, com decorações riquíssimas e… compartilhadas. Mas não são só elas.
Omer Gilony, um diretor-criativo de eventos, disse à revista Time que o clima atual é de um “design opulento e maximalista”. Em um casamento recente em Lisboa, Gilony misturou cravos com cerejas e allium roxo com uvas em centros de mesa esculturais e não-convencionais, justapostos a castiçais de latão barrocos. A tendência já tem até nome: Tablescaping (algo como a arte de criar arranjos decorativos para mesas).
Claro, além de criar memórias, o objetivo é gerar cliques (e curtidas, engajamento…), afinal, não podemos negar a influência da “cultura Instagramável” nisso tudo. E por tudo, eu quero dizer toalhas em tecidos luxuosos, centros de mesa extravagantes e cenários e temas de inspiração artística.
O diretor Gilony, por exemplo, se inspira para na história e na arte, além de “museus, ruas, natureza, viagens, restaurantes, mercados de antiguidades e arquitetura”. Ela cita sobretudo pinturas de natureza morta, como Still Life with Silver (imagem abaixo, de Alexandre Francois Desportes, c. 1720) e Still Life with Bread and Sweetmeats (Georg Flegel, c. 1637).
Se você amou a inspiração como eu e deseja reproduzir essa tendência de decoração de casamentos em casa, anote as dicas:
– O tecido é a base. Não se limite a toalhas a pronta-entrega. Com um belo tecido e uma boa costureira, qualquer tecido pode ser o fundo de uma mesa.
– Vidros e cristais são outro elemento-chave. Vá além das taças de vinho básicas: o cristal é parte da decoração em recipientes, vasos, copos e muito mais. Se for soprado artesanalmente, mais chic ainda.
– Para destacar os cristais, velas. Procure velas de cera de abelha para uma queima mais limpa e duradoura. Se possível, em castiçais. Antiguidades trazem um tom Caterina de Medici superelegante.
– Uma paleta de cores previamente definida traz harmonia e ajuda você a não se perder na mesa.
– Louças decoradas combinam com toalhas lisas. E vice-versa.
– Frutas, junto das flores e plantas, trazem um elemento inesperado.
Gostou? Me conta quais são seus truques de estilo para arrumar uma mesa bem bonita?