Já dá para fazer um balanço das Semanas de Moda e fiquei muito feliz de ver que, principalmente nos desfiles de Paris, os termos “corporate core” e “power dressing” foram ouvidos por todos os lados, inclusive, como destaca a revista Elle, “com algumas marcas usando escritórios reais como cenários para os desfiles”.
Tem muita coisa para desdobrar aqui no blog e vou fazer isso ao longo dos próximos meses, mas quero começar com uma ousadia das Semanas de Moda: há tempos não se via tanto o vermelho. E se você é apaixonada pela cor, a boa notícia é que vou apresentar aqui referências de looks que podem ir ao escritório.
Esta é uma cor que cabe para os seguintes dress codes profissionais: novo formal, casual profissional e casual. Ou seja, apenas as profissionais que precisam se vestir de maneira mais formal, como advogadas, diretoras e presidentes de grandes companhias nas áreas financeira e bancária precisam ter mais cuidado, mas ainda assim não é proibido, só precisa tomar alguns cuidados, como a advogada Amal Alammudin (acima), que ficou chiquérrima nesse tubinho vermelho sob o sobretudo camelo.
Vale destacar que dentro da cor vermelha existe uma miríade de tons. Quanto mais fechado, como o vinho, mais clássico e sóbrio é o estilo transmitido. Quanto mais próximo do alaranjado, mais informal.
Além de ser uma grande tendência das Semanas de Moda, o vermelho é a cor da força, da energia e da agressividade. Ou seja, se você vai defender um projeto importante ou vender uma ideia, serviço ou produto, o vermelho pode transmitir segurança. E você? Já usou vermelho para trabalhar?
Para saber mais sobre dress code, venha para a próxima edição do meu curso Imagem e Comportamento Profissional, que acontece em abril na cidade de São Paulo. Para se inscrever, basta clicar aqui.