5 dicas de ouro para aumentar a produtividade no home office

Você sabe como manter a produtividade no home office? Trabalhar no conforto da própria casa é algo que muita gente tem experimentado, seja trabalhando em empresas que oferecem essa vantagem ou para si mesmo: os chamados freelancers.

No entanto, as distrações que comprometem o bom desempenho são muitas. Desde a nova série da Netflix que foi lançada essa semana até a ligação daquele familiar com quem você adora conversar. Dessa forma, adotar algumas práticas para aumentar a produtividade no home office é essencial.

Pensando nisso, no post de hoje, selecionei algumas dicas de ouro para que você adote. Continue a leitura!  

5 dicas de ouro para aumentar a produtividade no home office

1. Tenha um ambiente voltado para o trabalho

Estar em casa permite que você possa passar o dia da maneira mais confortável possível. Acordar sem se preocupar com o trânsito que vai pegar até o trabalho já reduz bastante os níveis de estresse com os quais estamos acostumados.

Entretanto engana-se quem pensa que esse modelo não pede um espaço próprio para o trabalho. Busque aquele local em sua casa que ofereça uma área arejada, bem iluminada e que proporcione, principalmente, privacidade.

Você precisará, basicamente, de todos os itens que existem em um escritório: computador e telefone. E deixe claro para as pessoas ao seu redor que o computador, naquele momento, está servindo como um instrumento de trabalho. Nada de distrações!

2. Prepare sua rotina

Conseguir distinguir a relação casa/trabalho pode ser um dos grandes desafios para quem deseja aumentar a produtividade no home office nos primeiros dias.

Para isso, você precisará estabelecer uma rotina com o objetivo de assegurar que terá tempo suficiente para cumprir as suas tarefas e atividades diárias. O momento em que começa a trabalhar determinará o ritmo do restante do dia.

3. Tenha metas diárias

Nas empresas convencionais, é comum que os gestores estabeleçam suas entregas. Trabalhando em casa, porém, você é a pessoa responsável pelos seus próprios resultados.

É muito importante ter um comando da situação, caso contrário isso será uma tentação para deixar as tarefas para depois. Portanto estabeleça metas diárias, que podem ser responder uma certa quantidade de e-mails ou resolver um número específico de demandas.

4. Faça uma lista de prioridades

Todas as tarefas têm a sua importância. No entanto existem aquelas que não podem, de maneira alguma, ser deixadas para depois e que demandam mais tempo.

É comum você precisar se dedicar a tarefas mais complexas  e deixar aquelas mais simples de lado por algum tempo. Dessa forma, é essencial ter metas bem definidas para distinguir o que é prioridade e qual é aquela que pode ser resolvida depois.

5. Descanse para manter a produtividade no home office

Pode parecer contraditório, mas o descanso é muito necessário para que você mantenha a produtividade. Em cada momento que finalizar uma demanda, reserve alguns minutos para fazer alguma atividade que lhe dá prazer ou simplesmente para desconectar daquela rotina. O tempo ocioso pode ser uma oportunidade única de encontrar referências que melhorarão a sua performance.

Percebeu que, com dicas simples, você pode aumentar a produtividade no home office e otimizar bastante suas entregas? Seguindo esses cinco passos, tenho certeza que suas demandas serão resolvidas em um prazo muito menor.

Agora que você já sabe como aumentar a sua produtividade, confira o meu outro artigo sobre manual do comportamento e os motivos da sua importância para as empresas. Boa leitura!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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