Ambiente de trabalho: aprenda a se vestir adequadamente

As regras de dress code já foram muito mais rígidas do que hoje em dia. Homens costumavam usar apenas terno e gravata para trabalhar, enquanto mulheres optavam por looks mais sérios e formais. Agora, as normas de moda no ambiente de trabalho são bem mais flexíveis.

Neste artigo vou apresentar opções para você se vestir de maneira condizente com as exigências de diferentes espaços corporativos e como ter uma boa imagem profissional em seu dia a dia. Vamos lá?

Ambiente de trabalho: aprenda a se vestir adequadamente

Ambientes de trabalho com “no dress code”

Esse tipo de posição em relação a que tipo de roupa deve ser usada no trabalho é muito comum em startups, que costumam ter um ar mais descontraído e contam com funcionários mais jovens. A casualidade costuma ser a lei e não há um uniforme específico.

No entanto, tenha em mente que ser casual não significa ser desleixado. Não dá para escolher a primeira roupa que aparecer na sua frente e chegar todo amassado, usando cores berrantes e que não têm nada a ver uma com a outra. Use e abuse de seu bom senso, afinal de contas, sua imagem pessoal é seu principal cartão de visita.

Corporações que exigem roupas sociais

Aqui já teremos um espaço que vai ser o contrário daquele descrito no item anterior. É muito comum ao mercado financeiro, escritórios de advocacia e administradores. Aqui é necessário apostar sempre nos ternos e gravatas, camisas sociais, tailleurs e calças de alfaiataria, por exemplo.

Mulheres podem optar por usar um vestido tubinho e colocar um lenço de seda no pescoço para completar o look e quebrar um pouco da seriedade sem perder o estilo. O legal é escolher cores mais escuras e que sejam complemento uma da outra, para evitar extravagâncias. Além disso, optando por cores sólidas ou estampas minimalistas as chances de errar são muito menores.

Empresas formais que não possuem regras específicas

Nesse tipo de companhia o jeans é um ótimo aliado. Apesar de ser mais informal, basta saber usar aqueles de cores mais escuras e com cortes retos. A combinação com uma blusa de seda e um scarpin fica muito elegante para as mulheres.

Uma alternativa que deixa você com a aparência mais moderna é misturar t-shirts com calças coloridas, saias e terninhos. É um look mais alegre e que não quebra os regulamentos de imagem pessoal do mundo corporativo.

Investir no visual mais clássico é uma ótima carta na manga, já que é uma aposta segura de sucesso por nunca sair de moda. Por isso, tenha peças coringa em seu armário. Elas vão possibilitar opções para variar o visual sem perder a elegância. E mais: também ajudam a economizar tempo na hora de montar o look, porque são fáceis de combinar.

Como alternativas, você pode ter os seguintes itens: camisa branca, um blazer bem cortado, sapatos sociais, entre outros. Os acessórios também são super bem-vindos, mas tome cuidado com exageros. Evite usar muitos colares e pulseiras ou relógios grandes demais, pois seu visual ficará muito carregado de informações e isso pode confundir seus colegas e clientes — é importante procurar por um equilíbrio geral.

Especificamente para as mulheres, vale evitar usar transparências, ainda que seja em uma festa do trabalho, pois podem tirar sua credibilidade. Se quiser usá-las mesmo assim, coloque uma blusa por baixo para que sua lingerie não apareça. Deixe para ser ousada nos fins de semana e com os amigos para se privar de constrangimentos desnecessários.

Finalmente, não se esqueça de respeitar seu corpo: não use nada que seja muito apertado ou muito largo e sim aquilo que valoriza sua constituição física. Também não há necessidade de seguir absolutamente tudo que está na moda, por isso procure seu estilo próprio.

E então, curtiu minhas dicas sobre vestuário no ambiente de trabalho? Aproveite para compartilhar meu texto nas redes sociais e troque ideias com seus amigos. Quem sabe eles também não estão precisando de uma ajudinha? Até a próxima!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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