almoço de negócios

10 dicas para arrasar no seu próximo almoço de negócios

Um almoço de negócios pode ser a forma perfeita de sair do ambiente muitas vezes frio de um escritório para conquistar um novo cliente ou se reaproximar de um antigo. Mas nem sempre é fácil, pois são muitos detalhes a ficar atento e seu comportamento não pode, de jeito nenhum, deixar a desejar.

Então eu reuni nesse post 10 dicas infalíveis para você arrasar no seu próximo almoço de negócios. Quer ver?

1. Quem escolhe, paga. Essa é autoexplicativa, né? Se você convidou o cliente, escolha o local e, sem dúvida, pague a conta.

2. Aliás, seja empático na hora da escolha: um endereço fácil para o cliente e um menu que agrade seu paladar mostram que você se preocupou com ele desde o começo.

3. Nada de levar documentos, materiais ou mesmo presentes neste almoço. Muitas vezes ele não vai ter lugar para apoiar ou guardar e pode ter programado outro compromisso assim que sair do restaurante. Onde ele vai levar tudo? O ideal é enviar para a casa ou o escritório dele.

4. Lembre-se que para fazer negócios, é preciso criar conexão, então nada de sentar e começar a discorrer sobre quão maravilhoso seu serviço é. Não vá com sede ao pote.

5. Na dúvida, tem uma regra simples: se a refeição for um café da manhã, assim que chegar o primeiro cafezinho, pode começar a falar de trabalho, afinal, vocês ainda têm o dia todo de compromissos pela frente. Em um almoço, comece falando amenidades, peça a refeição e, assim que for pedir a sobremesa ou café, pode começar a falar de negócios. No jantar, assim que vier o café ou sobremesa também está liberado. Antes, aproveite para falar de cinema, música, arte, viagens ou outros assuntos leves. E nunca, nunca coloque seu laptop ou espalhe documentos na mesa. O restaurante não é lugar para isso.

6. Com o menu em mãos, escolha alimentos fáceis de comer e que não deixem sujeira nos dentes, como alface e gergelim. Ui!

7. Não comece a comer antes do seu convidado chegar. Se possível, peça que o garçom não traga nem o couvert.

8. Se você precisar ir ao banheiro, vá antes da chegada dos pratos ou depois que seu convidado terminar a refeição.

9. Mesmo que você não tenha o hábito de tomar vinho ou comer sobremesa, em um almoço de negócios é de bom tom oferecer.

10. Se entrar algum conhecido seu no restaurante quando você estiver conversando com seu cliente, não se levante e dê as costas para ele. Acene de longe com um “tudo bem” labial e lembre-se que sua prioridade é dar atenção a quem está na mesa com você.

Foto de Jep Gambardella no Pexels

Gostou? Compartilhe com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras