Bolsa para o trabalho: 4 dicas para escolher o modelo certo

Nem sempre é fácil escolher a bolsa para trabalho adequada a um ambiente formal, ainda mais em meio a tantas opções de modelos, não é mesmo? No entanto, é preciso estar atenta a esse acessório, uma vez que ele fará parte de sua identidade visual corporativa.

O ideal é escolher um item que seja prático e elegante e que tenha um bom tamanho para você carregar todo o seu material de trabalho confortavelmente — até um notebook, se for o caso.

Pensando nisso, separei 4 dicas básicas para você não errar na hora de montar um look profissional de respeito! Vamos lá?

 

Bolsa para o trabalho: 4 dicas para escolher o modelo certo.

1. Conheça modelos adequados de bolsa para trabalho

A bolsa, além de ser um acessório com a função básica de carregar seus pertences, é um item que exerce um grande impacto em seu visual.

É por isso que, em um ambiente formal, é preciso ter bastante cuidado ao escolher uma bolsa que se encaixe no dress code de sua empresa. Confira, a seguir, alguns modelos que sempre caem bem nesse contexto.

Carteiro ou messenger

É uma bolsa quadrada e que foi inspirada nos modelos utilizados por carteiros, daí seu nome. Ela suporta mais peso e possui divisórias que facilitam a organização de seus pertences de acordo com sua necessidade. 

Estruturada com lapela

Feita de um material mais firme, esse modelo é bastante utilizado no ambiente corporativo. A lapela traz sofisticação à bolsa e é ideal para complementar uma imagem mais sóbria — uma escolha perfeita para reuniões formais.

Pasta executiva ou satchel

Sua variação mais tradicional é a retangular e mais dura. É uma opção que oferece bastante espaço para seu material de trabalho, além de ser clássica e versátil. Você pode carregá-la nos ombros, nas mãos ou na transversal.

Sacola de couro

Essa é a opção mais informal, porém, ela ainda pode ser utilizada em ocasiões sérias: basta optar por um modelo de couro liso e de cores sóbrias.

2. Escolha uma bolsa versátil

No contexto profissional, tenha a versatilidade como ponto de partida. Você precisará de algo que combine com as diversas situações que surgirão no trabalho, desde uma reunião com clientes até um almoço mais descontraído.

Assim sendo, tenha uma peça coringa e que combine com vários tipos de roupas de trabalho, seja um terninho, seja uma produção um pouco mais informal mas que, ainda assim, passe uma imagem de credibilidade.

3. Equilibre a bolsa com seu biotipo

Quando se trata do tamanho da bolsa, a regra para ambientes de trabalho é usar um acessório médio. Bolsas muito grandes são mais informais e as pequenas não comportam tudo o que você precisa levar.

Ao montar uma produção, é essencial levar em conta seu tipo de corpo para achar peças que combinem e valorizem você — para, assim, ter um resultado mais harmônico. Se você é mais baixa, por exemplo, modelos grandes ou com alças muito longas não valorizam seu biotipo.

4. Acerte nas cores e na qualidade do material

Não se esqueça de que ambientes formais pedem cores mais clássicas, como o preto, o marrom, o caramelo e o bege, que combinam com vários tipos de looks.

E procure por uma bolsa que seja de couro, pois esse material é de alta qualidade e de longa durabilidade, além de ser bastante sofisticado. Portanto, é um item que vale o investimento.

Como você pode perceber, escolher o tipo mais adequado de bolsa para trabalho requer alguns passos simples. Eles fazem toda a diferença para ter uma produção visual condizente com o ambiente corporativo.

E então, curtiu minhas dicas de hoje? Você também vai gostar de saber como seu biotipo pode ajudar a valorizar sua imagem pessoal. Acesse já e boa leitura!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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