Branding profissional para introvertidos

Como construir seu branding profissional sendo um introvertido?

Vamos começar por um conceito importante: adaptando um tiquinho uma frase famosa de Jeff Bezos, CEO da Amazon, branding profissional é o que falam de você quando você não está na reunião.

Para um introvertido, essa simples situação (falarem dele longe de sua presença) já causa arrepios, aliás.

Imagine, então, associar sua imagem à de um líder ou de um profissional de destaque na equipe – já que ser o centro das atenções não é lá o ambiente mais confortável para um introvertido. Então, preste atenção que é justamente disso que vou falar hoje: você tem qualidades que o mais extrovertido dos profissionais não possui. Quer ver?

Branding profissional 1: o líder

Um psicólogo chamado Adam Grant, professor de administração da faculdade Wharton, na Pensilvânia, apresentou uma pesquisa em que mostra que os líderes introvertidos apresentam melhores resultados do que os extrovertidos. Isso porque eles não desejam os holofotes: miram nos resultados e na colaboração rumo à conquista dos objetivos da empresa. Também costumam se mostrar mais abertos a ideias e sugestões da equipe, o que motiva as pessoas a participarem mais. Eles inspiram por sua autenticidade.

Branding profissional 2: o observador

Como não estão preocupados em chamar a atenção, eles costumam observar mais, ficando atentos à complexidade das situações, analisando melhor e pensando sobre aspectos que podem passar despercebidos pelos extrovertidos. E o melhor: as redes sociais podem ser uma roda para revelarem suas observações perspicazes sem precisar expor o rosto, ou seja, em total segurança. O distanciamento lhes permite dizer coisas por escrito que não diriam em voz alta.

Branding profissional 3: o especialista

Excesso de exposição, de bate-papo no corredor, de disputas de poder acabam tirando o foco de muitos profissionais. O introvertido não passa por isso. Sobra mais tempo para aprimorar suas habilidades, se preparar e avaliar possibilidades para sua carreira. E é assim, correndo pelos bastidores, que ele não desiste e traça um caminho único em sua profissão.

Foto de RF._.studio em Pexels

Gostou? Compartilhe com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras