6 maneiras de como se comportar dentro da empresa

Bons resultados, formação acadêmica de dar inveja em qualquer um e altíssima competência não são suficientes para garantir sua vaga no trabalho.

Além de todas essas características, é fundamental ter etiqueta dentro do ambiente profissional. Isso porque paciência e ética são requisitos essenciais para qualquer colaborador.

Para te ajudar a fazer bonito na rotina da companhia, preparei uma lista com 6 maneiras de como se comportar dentro da empresa. Afinal, seu comportamento também influencia na sua imagem profissional. Acompanhe!

1. Seja pontual

A pontualidade é um atributo obrigatório para qualquer profissional. Por isso, é importante se organizar diariamente para comparecer ao seu local de trabalho no horário proposto. Chegar atrasado no escritório pode parecer descaso aos olhos do seu gestor.

Contudo, como imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, vale informar ao superior que não conseguirá chegar no horário: ligue ou mande mensagem avisando sobre o atraso.

2. Seja educado

A educação é o mínimo de exigência de como se comportar dentro da empresa. Assim como a pontualidade, ela deve fazer parte do seu dia a dia. Afinal, nenhum colega de trabalho gosta de conviver com uma pessoa mal educada, não é mesmo?

Além de ser desagradável, a falta de educação pode colocar em risco seu cargo na empresa. Portanto, procure ser o mais educado possível com todos na organização. Desde o encarregado da limpeza até o diretor.

Pedir licença, por exemplo, pode parecer simples, mas demonstra gentileza de sua parte e pode fazer a diferença no convívio com os outros colaboradores.

3. Tome cuidado com o uso da tecnologia

Se você não consegue desgrudar das redes sociais e faz ligações pessoais constantemente, está na hora de mudar essa atitude: as empresas podem demitir por justa causa se o funcionário ficar mais interessado nos seus perfis sociais do que nas suas tarefas profissionais.

Se receber uma chamada que não seja relacionada ao trabalho, vá para um lugar mais reservado. Não fale alto e tenha cautela com o toque do seu smartphone. O ideal é deixá-lo no silencioso.

Quanto ao uso das redes sociais, saiba que muitas instituições possuem regras sobre o tema. Por isso, é importante saber os limites. Deixe para usá-las quando estiver no horário de almoço ou em sua casa.

4. Utilize trajes adequados

Você sabia que o seu estilo diz muito sobre você e impacta diretamente o modo como os seus colegas de trabalho te percebem?

Se vestir de forma adequada faz a diferença na carreira de qualquer profissional. Portanto, dentro do ambiente de trabalho, é indicado usar peças mais básicas e não muito chamativas. Opte por trajes que valorizam suas qualidades, mas sem exageros. Com as peças certas, é possível passar respeito com estilo.

5. Tome cuidado com a sua postura

Por mais confortável que a sua cadeira seja, tenha em mente que você não está na sua sala de estar vendo um filme. Evite sentar-se de qualquer jeito no escritório, cruzar os braços e ficar curvado ou jogado na cadeira. A sua postura diz muito sobre você e influencia na imagem pessoal que você transmite. Portanto, atente-se a ela e sente-se corretamente.

6. Seja uma pessoa bem-humorada

O bom humor é essencial para qualquer ambiente corporativo. Se estiver em um dia supercomplicado, respire fundo e lembre-se de que é preciso separar o pessoal do profissional. Trate bem seus colegas de trabalho e se esforce para manter o bom humor, mesmo que você esteja fervilhando de raiva.

Além disso, é imprescindível tomar cuidado com as brincadeiras. Um espaço alegre é muito bom, mas os joguinhos devem ser saudáveis, para promover um bom convívio e evitar situações constrangedoras.

Pronto! Agora você já conhece algumas dicas de como se comportar dentro da empresa. Lembre-se de que o seu comportamento influencia na sua imagem pessoal e profissional e fique atento a ele!

Gostou das dicas? Não se esqueça de falar o que achou do deste artigo! E se tiver alguma dúvida, é só deixar seu comentário. Estou aqui para te ajudar!

Gostou? Compartilhe com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras