O que fazer após dar um vexame na festa da empresa?

As festas são um momento de descontração na empresa, onde são comemoradas as conquistas da equipe, feitos agradecimentos aos colaboradores pelo trabalho prestado e onde se aproveita para socializar, estreitar os laços entre os colaboradores, etc. 

Contudo, não se pode perder de vista a noção de que, apesar de ser um momento de maior informalidade entre os colegas de trabalho, o ambiente ainda conserva algumas normas, e a hierarquia existente na empresa será retomada no dia seguinte.

Bem, que existem regras quando o assunto é a festa de fim de ano na empresa você já sabe. Mas, se mesmo assim perdeu a linha e acabou dando vexame na festa da firma, veja algumas dicas de como tentar reparar, ou, ao menos, minimizar os danos causados!

Analise a sua conduta

A princípio, não há um comportamento genérico a adotar em caso de gafe. Tudo vai depender de qual foi o ato que você cometeu: se foi uma falta leve ou se foi algo mais sério.

No primeiro caso, o clima no trabalho no dia seguinte estará mais ameno, apenas ocorrerão alguns comentários ou as famosas “piadinhas” entre os colegas. Nesse caso, é importante ter jogo de cintura para lidar com a situação. É preciso evitar o estresse, e agir com bom humor e naturalidade. Assim, o assunto irá perdendo força — e a graça — e se encerrará naturalmente.

Contudo, se você realmente deu um grande vexame ou cometeu uma conduta efetivamente reprovável, como beber demais, procurar confusão com colega de trabalho, flertar de maneira agressiva com alguém ou falar mal do chefe, aí somente o bom humor não resolve.

É preciso ter humildade para saber reconhecer seus atos e para pedir desculpas. Ter uma conversa com a pessoa prejudicada é o primeiro passo, mas, se todos da companhia presenciaram ou foram vítimas do ocorrido, você terá que se desculpar com eles também.

Reconheça que errou

Por menor que tenha sido o erro, saber reconhecê-lo e se desculpar por ele é uma grande atitude, que só pessoas humildes conseguem tomar. Por isso, ao proceder de maneira inadequada numa festa de fim de ano na empresa, seja com o grupo, seja com um colega, é importante demonstrar que está arrependido, e que não voltará a proceder da mesma forma. Assim, mostrará que valoriza seus colegas e que a gafe foi apenas um episódio, que não terá reprise.

Se, entretanto, você não cometeu apenas uma gafe, mas algo com consequências mais graves, passíveis até mesmo de uma demissão por justa causa, o melhor a fazer é conversar com o chefe, se desculpar – não tentar se justificar, mas, reconhecer que errou – e colocar-se à disposição para eventual penalidade.

Desse modo, você demonstrará que se arrependeu verdadeiramente do ocorrido e que também reprova a atitude que tomou. Possivelmente você receberá apenas uma advertência e conseguirá se manter no emprego!

Aprenda com o erro

Todos nós cometemos falhas em algum momento da nossa vida e, mais importante que saber reconhecê-las, é aprender com elas. Todo erro traz consigo um ensinamento, e é preciso estamos atentos para que possamos com ele evoluir, tanto como profissional, quanto como pessoa.

Mesmo tendo passado dos limites em um evento, se conseguir se desculpar e batalhar para ser reconhecido por outras qualidades depois, todos entenderão que a gafe foi algo episódico, isolado, que não define o profissional que você é. Mas, vê se fica atento e nada de pisar na bola outra vez!

Nossa imagem e reputação são os bens mais preciosos que possuímos, principalmente no ambiente de trabalho. Para prevenir constrangimentos e arrependimentos posteriores, é adequado que tomemos alguns cuidados ao participar de eventos corporativos, para evitar a chamada ressaca moral ou, até mesmo, uma demissão por justa causa!

E aí? Tem mais alguma ideia de como amenizar o vexame na festa de fim de ano na empresa? Conte nos comentários!

 

Gostou? Compartilhe com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras