4 estratégias para diminuir a fofoca no trabalho

O que começa como um boato aqui uma conversa ali, acaba gerando conflitos entre funcionários, desentendimentos entre equipes e prejudicando, inclusive, as reputações de grandes profissionais. A fofoca no trabalho pode até parecer um hábito inofensivo para muitos, mas pode ser o estopim para prejudicar o convívio social e a produtividade de qualquer empresa.

Por esse motivo, reuni 4 estratégias eficazes na resolução desse problema para que você ponha em prática imediatamente. Acompanhe com atenção!

1. Deixe os funcionários à vontade para darem feedbacks

Muitos funcionários não se sentem à vontade para compartilhar com seus chefes ou superiores sobre o que acham de determinada ação, proposta ou ideia no ambiente de trabalho.

E o resultado dessa falta de diálogo acaba resultando no gatilho necessário para conversas paralelas e maldosas. Por isso, invista em um canal de comunicação transparente e efetivo entre ambos.

Afinal, um bom líder não é aquele que apenas cobra e impõe medo, mas sim aquele que incentiva seus colaboradores no dia a dia e está aberto a ouvir feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

2. Realize reuniões periódicas

Seja a cada semana ou uma vez por mês, proponha reuniões com os funcionários para informar sobre mudanças, negociações e novidades que estejam acontecendo. Isso é importante para transmitir segurança a eles e reduzir ruídos na comunicação interna da organização.

Além disso, esses encontros podem servir como um espaço para que sejam tiradas dúvidas e até sejam feitas perguntas a respeitos de boatos que eles ouviram. Assim, você tem chance de esclarecer esses assuntos e pôr fim à fofoca na empresa.

3. Crie canais de relacionamento

Além das reuniões que citei há pouco, também é interessante investir em canais de relacionamentos que possam sanar questionamentos, tirar dúvidas e servir como um sinalizador de novidades dentro da empresa.

Um exemplo simples e efetivo é um mural informativo, onde pode ser transmitido informações de rotina, ações, programas internos e perguntas frequentes dos colaboradores.

Lembre-se que funcionários que se sentem constantemente informados sobre situações estruturais e envolvidos na tomada de decisões da empresa recorrem menos às fofocas.

4. Estimule a equipe a colocar um fim na fofoca no trabalho

Conversar com a sua equipe é outro passo fundamental para dar fim à fofoca no trabalho. Reúna todos e estabeleça um acordo comum entre supervisores e subordinados que busque cessar de uma vez por todas boatos e cochichos mal intencionados.

Pode até parecer difícil obter um resultado a princípio, mas acredite: não é impossível. Mas para isso é essencial você contar com a ajuda de todos nessa missão.

Peça para que os demais procurem compartilhar mais emoções positivas que estimulem a criatividade durante a rotina e que se queixem menos menos e busquem fazer mais solicitações aos seus superiores.

É claro que nem todos poderão ser atendidos, mas só em serem ouvidos já pode ser o empurrão que eles precisam para mudarem o ânimo e a visão sobre ambiente de trabalho.

Além disso, se houver desentendimentos entre um ou mais empregados, procure agir como conciliador e fazer com que ambos possam resolver qualquer mal-estar que tenham entre si sem que isso se torne um assunto na conversa dos outros.

Estabelecendo uma comunicação clara e objetiva aliada às outras dicas que citei ao longo deste post você eliminará as fofocas no trabalho. Mas não só isso, deixará evidente a quem trabalha ao seu lado que a empresa reconhece o seu valor e quer vê-lo motivado a produzir mais e a estar satisfeito com a sua profissão.

Se você gostou do tema que abordei hoje aproveite e confira minhas dicas para estimular seu time a ter mais sucesso!

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Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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