Imagem e comportamento profissional: como eles se relacionam?

Para obter sucesso na sua vida profissional não basta uma boa estratégia de marketing, um excelente mix de produtos e serviços e uma história de credibilidade e sucesso empresarial. Se em determinado momento o comportamento profissional dos colaboradores seguir na contramão dos objetivos do empreendimento, tudo o que já foi conquistado poderá ficar em segundo plano.

Descuidos com a imagem e a apresentação, desconhecimento de regras de etiqueta e atitudes inconvenientes, quando estão no espaço de trabalho ou representando a empresa em eventosprofissionais e corporativos, podem causar graves prejuízos comerciais e institucionais. Diante disso, é fundamental voltar as atenções para esses aspectos.

Este post o ajudará a pensar sobre quais os valores que sua imagem e comportamento profissional devem transmitir e a importância de uma consultoria para que os resultados pretendidos pela gestão sejam alcançados. Faça uma ótima leitura!

Imagem e comportamento profissional: como eles se relacionam?

A boa apresentação e a imagem dos profissionais andam juntas, e elas são indispensáveis, especialmente no cenário empresarial. A forma como o colaborador usa uma camisa com o logotipo da organização e penteia os cabelos, assim como sua postura e hábitos de higiene pessoal são coisas que afetam diretamente a imagem que será transmitida para o mundo — consequentemente influenciará no conceito que as pessoas terão dele. 

No mesmo sentido, seu comportamento é igualmente avaliado, mesmo que não seja de forma proposital. A maneira como lida com prazos e horários e como se relaciona com os colegas, por exemplo, reflete seus hábitos e o perfil corporativo.

Cada negócio tem seus códigos personalizados. Todavia, além dessas regras e normas, determinadas atitudes ensinadas ou aprimoradas valorizam ainda mais o empregado e agregam valor ao conceito da marca, do produto ou serviço e da firma.

Por que é importante investir na imagem pessoal e comportamento em um ambiente corporativo?

As pessoas são a imagem da empresa, e quando alguém entra em um ambiente corporativo, geralmente consegue ter uma noção da forma de trabalho e do sucesso daquele negócio. Pense na seguinte situação: você é convidado para visitar uma determinada empresa. Então, se depara com um ambiente desorganizado, pessoas com os cabelos despenteados, roupas em estado de conservação duvidoso e mesas bagunçadas.

Depois, entra em um ambiente de outra entidade e se depara com um espaço limpo, bem organizado, pessoas bem vestidas e com os cabelos alinhados. Qual dos dois ambientes gera maior credibilidade? Em qual das duas empresas você sentiria mais confiança para contratar ou até mesmo trabalhar? É muito provável que tenha optado pela segunda, não é mesmo?

A imagem que você transmite ao mundo é capaz de gerar um sentimento de credibilidade ou criar expectativas negativas com relação ao seu trabalho, e isso serve para qualquer área.

Se você está procurando pelo melhor profissional, é muito provável que opte por contratar uma dermatologista com a pele impecável, em comparação com outra que se apresenta totalmente descuidada, por exemplo. O mesmo raciocínio serve para todas as áreas.

O que eu quero dizer é que a imagem que você transmite deve ser condizente com o grau de excelência que deseja alcançar. Se você atua em um ambiente corporativo, é importante que sua imagem e comportamento profissional sejam condizentes com o nível de reconhecimento que deseja alcançar.

Que tipo de ações fazem com que o colaborador e a instituição se destaque?

Muitas pessoas cometem erros simples de serem solucionados. No entanto, eles podem atrapalhar o seu desenvolvimento profissional sem que você se dê conta. Entretanto, se você nunca ficou atento com isso ou apenas está vendo a necessidade de melhorar sua imagem pessoal para crescer profissionalmente agora, eu tenho uma boa notícia: É possível começar a mudança agora mesmo!

Selecionamos algumas das principais características que você deve desenvolver para aprimorar sua imagem e comportamento profissional. Sei que esses tipos de alterações não acontecem da noite para o dia, mas podem servir de fatores norteadores para uma mudança mais profunda. Ficou curioso? Continue lendo.

Invista na sua imagem pessoal

Esse é o primeiro passo: mantenha unhas e cabelos em ordem, use roupas limpas e em bom estado de conservação. Lembre-se de que você deve se vestir de acordo com o cargo que pretende alcançar — um chefe precisa parecer um chefe antes de mais nada. Há quem diga que isso já é metade do caminho.

Desenvolva empatia com os colegas de trabalho

Você não precisa ser amigo de todo mundo, mas saber respeitar o momento dos colegas, suas dificuldades e conquistas é um grande diferencial. Portanto, procure se mostrar interessado pelas questões alheias e tente se colocar no lugar do outro antes de tomar atitudes. Você verá como suas relações profissionais melhorarão.

Seja pontual

Se os atrasos já não são elegantes no convívio social, no ambiente corporativo são piores ainda. Pessoas que chegam sempre atrasadas aparentam pouco comprometimento e descaso com os demais envolvidos. Chegar no horário, por sua vez, mostra que você é confiável e responsável. Portanto, aprenda a gerir seu tempo e ganhe o respeito de seus superiores e clientes.

Mantenha a organização

A falta de organização transmite a ideia de que você não consegue gerenciar todas as tarefas que precisa. Além disso, um visual desleixado faz parecer que você também será relapso na execução do trabalho. Já um ambiente organizado passa a ideia de que você tem método, entrega o que foi pedido no prazo e com qualidade.

Além disso, manter um padrão de organização faz com que você pare de perder tempo tentando localizar algumas coisas e produza mais. Portanto, mantenha a papelada sempre no lugar.

Produza conteúdo relevante nas redes sociais

A forma como você se expressa nas redes sociais pode contribuir muito para o seu crescimento. No entanto, se você não prestar atenção ao conteúdo que posta, o inverso também pode acontecer.

Existem redes sociais com caráter mais profissional, como o Linkedin, que são ótimas para fazer networking, expor seu currículo e produzir conteúdos relacionados à sua área de atuação, como artigos, por exemplo. Elas também servem como portfólio, onde você pode compartilhar as atividades que desenvolveu e eventos que participou. 

Já as demais redes, como Facebook e Instagram, são mais pessoais e, por esse motivo, necessitam de alguns cuidados. Evite postar sobre assuntos que possam gerar polêmica no ambiente corporativo — manter um comportamento digital apropriado evita que você seja malvisto pelos colegas e superiores.

Criar uma imagem e comportamento profissional adequado demanda tempo, mas destruir tudo com uma manifestação inadequada é bem rápido.

Seja solícito e se mostre interessado e entusiasmado

Demonstre que você está disposto a atender às demandas da empresa e mostre-se solícito para auxiliar colegas e superiores mesmo que a tarefa não esteja diretamente relacionada à sua área de atuação.

Mostre que você realmente se importa e procure encontrar soluções antes que os problemas se instalem. Além disso, aceite desafios com entusiasmo e procure ir sempre além do que é pedido. Essas atitudes demonstram que você veste a camisa e por consequência apresenta bons resultados.

Invista em marketing pessoal

Gerar uma imagem e comportamento profissional adequados é fundamental para o seu sucesso profissional. Por esse motivo você deve sempre investir no seu marketing pessoal. Saber vender suas habilidades profissionais e pessoais faz com que você se torne uma figura de sucesso, respeitada e desejada, aumentando o número de oportunidades e tornando as propostas mais rentáveis.

O desenvolvimento da sua imagem acontece diariamente por meio do tipo de conteúdo que você produz. É importante ter o que mostrar e fazer com que isso seja visto — portfólios são ótimas opções. Redes sociais com conteúdo exclusivamente profissional também são boas escolhas para gerar visibilidade e agregar valor ao que você diz.

É necessário contar com uma consultoria de imagem?

Independentemente do tamanho do empreendimento, o seu gestor se preocupa com a imagem que o cliente atual e potencial tem das suas atividades corporativas. Contudo, nem sempre essa preocupação é tão intensa, e os princípios que a norteiam podem se perder com o tempo.

Uma consultoria de imagem, nesse cenário, é uma ferramenta relevante para mostrar e disseminar o valor da companhia e do comportamento profissional tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Além disso, ela orientará o profissional a se vestir e a se comportar de acordo com a cultura, valores e objetivos comerciais de cada organização.

Você pode ser muito competente ao dominar os conhecimentos sobre o seu produto ou serviço. Porém, na hora de vender, se o seu visual, seu procedimento e sua comunicação não corresponderem às expectativas do cliente, a transação comercial pode ser prejudicada.

Portanto, a sua imagem pessoal é imprescindível para transmitir segurança, credibilidade, autenticidade e outros atributos. Além de comprovar sua coerência e conexão com a corporação que representa, ela aprimora as relações interpessoais, fideliza e atrai clientes. Ampliar as perspectivas de negócios contribui para o seu crescimento e o da companhia.

Com certeza, você percebeu a magnitude da imagem e comportamento profissional para o colaborador e para a instituição. Lembre-se de que comportamento é troca! Saber conviver é uma aplicação prática e geral da boa educação.

Nos tempos atuais, infelizmente, os encontros e as relações muitas vezes acontecem em locais públicos e de maneira apressada. Seja disponível e flexível durante o tempo que dedicar ao outro, dê atenção, fale, mas escute também. É indispensável saber estar na companhia dos outros, afinal, o individualismo no trabalho é um mal que causa danos às pessoas e aos negócios.

E aí, está pronto para começar com as mudanças? Então, vamos continuar com esse papo falando sobre a influência do comportamento na imagem pessoal e profissional.

 

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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