A influência do comportamento na imagem pessoal e profissional

Hoje, não há dúvidas de que os primeiros segundos da impressão que você causa em uma pessoa são extremamente importantes. Sua imagem pessoal no trabalho, ou mesmo na vida particular, é o seu cartão de visitas.

Alguns estudos mostram que, nesse pequeno período de tempo, os seres humanos já se avaliam quanto à personalidade, classe social, nível de sucesso e situação financeira.

E isso se apoia em apenas em três fatores básicos: a primeira impressão que uma pessoa tem da outra se baseia 55% em sua aparência e ações, 38% em seu tom de voz e 7% no que está sendo falado. Percebeu como a imagem pessoal tem bastante peso na nossa vida cotidiana?

Nesse sentido, a boa imagem pessoal e a profissional andam de mãos dadas. São o caminho pelo qual você transmitirá a sua credibilidade por meio da sua aparência e de atitudes comportamentais, como ética, postura, conhecimento e competência.

Então, quer saber como garantir uma boa imagem? Continue lendo e confira algumas dicas que eu trouxe para você se sair bem e construir uma imagem pessoal autêntica e carismática!

Cuide da sua aparência

A sensação causada pela aparência pode nos trazer, ou não, bons relacionamentos, por isso, o bom senso tem que imperar dentro de cada um de nós. Em outras palavras, cuidar da sua aparência não é uma atitude fútil.

Pelo contrário: estar sempre limpa e mostrar asseio causam uma boa impressão imediata nas pessoas, em muitos casos admiração. Se você não tem o hábito de prestar atenção nesse quesito, pode usar essa lista como guia:

  • esteja sempre com os cabelos limpos: se estiverem bagunçados, você pode prendê-los em um coque ou rabo de cavalo, mas é importante manter a limpeza das madeixas;
  • procure manter suas unhas bem cortadas e limpas;
  • na hora de escolher sua roupa, lembre sempre do ambiente onde você vai usá-la: se for no trabalho, procure seguir o dress code; se o seu trabalho não tiver um dress code próprio, procure se adequar ao tipo de formalidade que o ambiente exige;
  • no ambiente de trabalho, cuide para não usar peças que mostrem sua lingerie, ou mesmo roupas com fendas enormes e decotes muito ampliados: esse tipo de roupa é mais adequado para outros momentos.

Preste atenção no seu comportamento (mesmo nas atitudes que parecem pequenas)

Bem, quando falamos de comportamento, há uma série de pequenas atitudes que ajudam a construir, ou derrubar, a nossa imagem pessoal. Confira alguns dos mais comuns:

O tom de fala

Seja agradável ao falar, nunca agressiva ou defensiva. Mesmo quando se sentir atacada, lembre-se de falar com agradabilidade com a pessoa; assim, ela também se desarmará;

A comunicação verbal

Sua forma de expressão pode gerar sensações nos seus interlocutores. Logo, saiba se colocar adequadamente, sem gírias, apenas com palavras que dizem respeito à situação. Uma dica que ajuda nesse sentido é ler bastante. Podem ser qualquer assunto; o importante é ter um espectro de leitura amplo, que desenvolve habilidades de linguagem;

O comportamento corporal

Chame atenção pela discrição e bom gosto, jamais pela extravagância. Mantenha o vestuário ideal, cuidados de higiene, cabelos arrumados e maquiagem na medida certa;

Além da postura corporal, a forma de andar, de se colocar no ambiente de trabalho

Devemos transmitir com o olhar a nossa seriedade e confiança. Para isso, nada melhor do que se manter séria. Deixe as brincadeiras para fora do horário de trabalho, ou para momentos de descontração; assim, as pessoas vão admirá-la por saber separar as duas coisas;

As redes sociais

Elas funcionam mais ou menos como o resumo da sua vida, tanto pessoal como profissional. Assim, todo cuidado é pouco: exageros não são bem-vindos para sua propaganda.

Demonstre confiança no que está fazendo

Esse é um ingrediente importante na construção da imagem pessoal. Sua confiança não pode ser construída se você não souber do que está falando, certo?

Nesse sentido, demonstrar confiança não significa ser dura ou ríspida, mas demonstrar confiança sobre o assunto. Então, conheça todas as etapas do trabalho, se informe sobre as novidades e lançamentos da sua área, e saiba discursar e discutir sobre elas.

Se, por acaso, você não souber o que o cliente, fornecedor ou mesmo o seu chefe está perguntando, diga que vai procurar conhecer a resposta o mais rápido possível, e dará um retorno assim que puder.

Seja sempre ética

Tenha sempre a ética como premissa. Além de ser uma característica muito procurada no mercado de trabalho, ela é essencial para manter seu bom relacionamento dentro da empresa.

Se você lida diretamente com clientes e fornecedores, por exemplo, deve ser ética em todas as suas ações. Assim, fique atenta para não falar sobre algo confidencial, principalmente quando foi solicitado sigilo. Mantenha sua imagem intacta, sempre pronta para qualquer eventualidade.

Questione-se, policie-se diariamente para que esteja, realmente, dentro dos padrões exigidos pela empresa. E para que, futuramente, consiga alcançar o tão almejado reconhecimento, ou até uma promoção, quando surgirem oportunidades.

Enfim, chame a atenção do seu superior, e mostre-se com disponibilidade a novos desafios e conhecimentos.

Cumpra horários e mantenha o foco

Muitas vezes, pela ansiedade, acabamos saindo do nosso caminho. Para evitar isso, nunca se esqueça do seu objetivo.

Você está vendendo a sua imagem, o seu marketing pessoal, então, tenha orgulho do que faz, seja educada. E cumpra os horários estabelecidos — a assiduidade é um dos pontos chaves zelados por uma empresa.

Não seja inconveniente, espere seu momento; cumpra os bons hábitos profissionais, pois eles estão interligados com nossa educação. Ao falar de sua equipe, de seus colegas ou superiores, mantenha-se equilibrada e, mesmo que enxergue algo negativo, saiba sempre se expressar com elegância.

Enfim, seja simpática e pró-ativa. Não fique, em momento algum, com tempo ocioso: fique longe das redes sociais, sempre busque o que fazer, procure ser solidária com o trabalho do outro e respeite as normas da organização.

No final, tenha certeza, um ser humano que segue a vida com harmonia e convive com o bem-estar de todos conquista o respeito e a simpatia. E, assim, o mérito da vitória!

Então, gostou deste post? Agora que você já sabe como o comportamento influencia e pode melhorar a imagem pessoal e profissional, aproveite para assinar a minha newsletter e fique por dentro dos próximos conteúdos!

 

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras