upskilling e nanodegree

O que é upskilling e por que você precisa dele

Gente, um dia desses ouvi falar nessa expressão e fiquei supercuriosa para saber mais sobre o que é upskilling. Aí vi uma explicação superbacana no relatório da futurista Amy Webb que aponta tendências para 2030 (sim, 2030!).

Em livre tradução, significa algo como requalificação, o que lembrou uma frase que sempre repito: “aprender é evoluir”.

Acontece que o mercado mais do que nunca está dando valor a isso e se você ainda não sabe o que é upskilling e como embarcar nessa, vem comigo.

“Os empregadores estão usando a requalificação como uma forma de atrair e reter talentos e atender às necessidades emergentes de habilidades tecnológicas e recursos de Inteligência Artificial. Para os trabalhadores, isso pode significar promoções e aumentos”, diz o relatório de tendências. Ele aponta ainda que empresas como Levi’s, Target e Walmart estão usando plataformas de qualificação para reter e retreinar funcionários.

É claro que se manter atualizado sempre foi um valor importante para bons profissionais, mas agora, com o acesso a cursos online, esse caminho é praticamente inevitável. “À medida que a tecnologia se acelera, os empregadores precisarão de uma força de trabalho cada vez mais ágil que possa adaptar seus conjuntos de habilidades e capacidades”, conclui Amy Webb.

A boa notícia é que se especializar e se atualizar ficou mais fácil que nunca. Não precisa fazer uma pós-graduação ou um MBA, comprometer grande parte do salário e do tempo ao longo de pelo menos um ano. Os cursos curtos são a solução perfeita. Eu, por exemplo, ofereço cursos rápidos de Estilo Profissional, Branding Profissional, Tecidos, Biótipos e muito mais. Tudo pensado para consultores de imagem e profissionais do varejo que desejam se destacar frente aos seus concorrentes.

Não por acaso, outra palavra que precisa entrar no vocabulário de quem já sabe o que é upskilling é nanodegree. Ideais para capacitações profissionais específicas e pensados para transmitir o conteúdo em pouco tempo – no máximo 6 meses – eles fazem uma grande diferença no currículo e costumam ser online. Ágeis e práticas, as aulas ainda prometem valores acessíveis e um bom reconhecimento por parte do mercado. A pioneira neste conceito foi a empresa americana Udacity. Além dela, a Coursera é um exemplo de plataforma que oferece nanodegrees, sobretudo nas áreas de tecnologia e marketing digital. A ideia é focar esses cursos nas habilidades mais valorizadas pelo mercado, para que os profissionais possam cumprir suas metas e entregar resultados.

Agora me conta: você já está trabalhando em seu upskilling? As vagas pro meu curso online de Estilo Profissional, que acontece nos dias 16 e 18 de agosto, estão quase acabando. Aproveite para se inscrever aqui.

Foto:  Janko Ferlič / Unsplash

Gostou? Compartilhe com um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras