Saiba comunicar sua imagem profissional através da sua roupa

Sabemos que nossa imagem pessoal causa impacto em todos os espaços que frequentamos. É por meio dela, que as pessoas formarão uma opinião sobre nós. Por este motivo, a imagem profissional é de extrema importância para sua carreira.

No post de hoje, vou mostrar como as roupas que você usa no dia a dia são uma forma de comunicação, possibilitando que seus objetivos e personalidade sejam vistos pelo modo que se veste. 

A primeira impressão é a que causa mais impacto e revertê-la pode dar muito trabalho. Continue lendo para conhecer 4 dicas incríveis e não cometer erros ao transmitir sua mensagem!

Saiba comunicar sua imagem profissional através da sua roupa

1. Prefira roupas que combinem com sua personalidade

Primeiramente, identifique o estilo que faz com que se sinta mais confortável. Você é mais sério ou mais extrovertido? É claro que o dress code vai variar de acordo com seu ambiente de trabalho, mas não adianta de nada escolher uma roupa que passe seriedade e não ficar à vontade com ela, porque isso pode afetar sua postura e gerar resultados negativos.

Ao alinhar sua aparência com seu jeito de ser, que seja condizente com seu local de trabalho, é possível transmitir seu conteúdo e seus valores de forma clara, o que, consequentemente, gera consistência e credibilidade.

2. Conheça seus clientes

Este passo é essencial, pois é por meio de sua imagem que você vai se conectar melhor com seus consumidores. Identifique que tipo de pessoas eles são, o que gostam de fazer e quais são seus objetivos. 

É de bom tom focar-se em um grupo com interesses em comum, pois isso facilita sua escolha. Há grupos que vão responder melhor a roupas mais sérias. Outros não irão se importar tanto com um look mais descontraído e colorido. 

Conhecendo melhor aqueles para quem vai se apresentar, fica mais fácil definir a mensagem que precisará ser transmitida e as opções que são adequadas para a ocasião ficarão mais claras.

3. Escolha a cartela de cores mais apropriada

A cor preta é vista como um coringa, mas, na verdade, há mais nuances envolvidas em torno do uso do “pretinho básico”. Essa reputação do preto vem do fato de essa cor ser associada ao poder e é por isso que a vemos tanto no mundo corporativo.

No entanto, é necessário ter cautela ao utilizá-la, já que passa uma impressão de formalidade. Ser formal nem sempre é a melhor escolha, já que pode criar um distanciamento entre você e seu cliente.

Aliás, existem pessoas que ficam com uma aparência abatida ao usar uma roupa preta. Daí a importância de saber aliar as cores ao tom de sua pele. Roupas escuras costumam emagrecer, mas isso também vai depender do corte da peça. 

4. Tenha uma peça-chave para sua imagem profissional

Sabe aquela camisa que sempre te cai bem? Ou um vestido básico que faz com que se sinta confiante? Pois então, elas podem ser sua marca e você só vai precisar variar nos acessórios e outras peças, deixando tudo muito mais prático.

É totalmente possível repetir roupas sem passar a impressão de descuidado. Basta saber fazer as combinações que serão mais apropriadas para sua reunião ou até mesmo seu dia a dia no escritório.

Espero que minhas dicas tenham esclarecido como suas roupas podem ajudar na comunicação de uma imagem profissional de respeito. Curta minha página no Facebook e fique sempre por dentro de minhas publicações!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

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