Qual a diferença entre seda e cetim?

Qual a diferença entre seda e cetim 5

Você sabia que, embora visualmente parecidos, estes dois tecidos têm lá suas particularidades? Então hoje vou falar sobre a diferença entre seda e cetim.

Em primeiro lugar, a seda é um tecido natural, produzido a partir de fios de casulo de lagartas que dariam origem a diversos tipos de mariposas. O bicho-da-seda mais comum é o das amoreiras, que respondem por 95% da produção mundial – em um processo bem parecido ao que acontecia a cerca de 5 mil anos.

Qual a diferença entre seda e cetim 5

Já o cetim – nome que vem da cidade portuária chinesa Zaitun (agora conhecida como Quanzhou) – é um tecido que originalmente era feito a partir da seda, mas que hoje em dia pode ser elaborado tendo como base o raiom e o poliéster, por exemplo. Com brilho delicado de um lado, aspecto opaco do outro e textura suave, ele ficou mais acessível com o passar do tempo – e menos nobre quando derivado de fibras sintéticas.

Qual a diferença entre seda e cetim 5

Ao passo que a seda é muito usada em blusas, camisas, vestidos, echarpes, lenços, calças, gravatas e lingeries, o cetim é queridinho de sapatilhas de balé, forros de casacos, roupas de cama e jaquetas bomber, além de camisas e lingeries.

Qual a diferença entre seda e cetim 5

Outra diferença entre seda e cetim é que o primeiro é leve, macio, resiliente, perfeito para criar drapeados, absorvente e seca bem. Já o cetim – principalmente na variação italiana – é encorpado, não cede e confere volume à silhueta. Outros tipos conhecidos de cetim são o bucol (um pouco menos encorpado) e o “toque de seda”.

Já a seda pode dar origem a tecidos superleves, como chiffon e organza; tecidos de peso médio, como crepe, cetim, shantung, tafetá, Jersey e tweed; e até tecidos mais pesados, como o brocado e tapeçarias.

Em comum, os dois transmitem uma ideia de sofisticação e são perfeitos para o dress code Passeio Completo, geralmente requisitado para eventos como casamentos, jantares, óperas e comemorações oficiais.

Se você gostou deste post e quiser saber mais sobre tecidos, clique aqui para se inscrever no meu próximo curso de Tecidos na Prática, que acontece no próximo dia 24, no Rio de Janeiro.

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras