6 erros graves em reuniões de trabalho que nunca podem acontecer

As reuniões de trabalho são uma ótima oportunidade para crescimento profissional, busca de soluções para eventuais problemas ou mesmo para divulgar informações sobre processos internos.

Porém, alguns colaboradores insistem em não ter a postura adequada diante desses eventos, mesmo eles sendo agendados previamente por um líder ou diretor.

Selecionamos hoje 6 erros graves que funcionários cometem em reuniões de trabalho e que devem ser evitados. Vamos conferir?

1. Chegar atrasado

Ser pontual é uma virtude, e não honrar com o horário combinado para o compromisso é falta de educação.

Atrasos sempre causam problemas e, no mundo corporativo, as consequências são piores, prejudicando todo o grupo, cujos membros cumpriram com o horário combinado, a fim de comparecer a outros compromissos de suas agendas naquele mesmo dia.

Reuniões normalmente são agendadas com alguns dias de antecedência, portanto, programe-se para chegar pelo menos cerca de 10 minutos antes do previsto.

Em casos de problemas no itinerário, comunique a equipe e, ao chegar, seja discreto, deixando para tirar dúvidas sobre o conteúdo que perdeu posteriormente, seja em uma pausa para um café ou mesmo o fim da reunião.

2. Não desligar o telefone

É a primeira atitude a ser tomada ao entrar em uma sala de reuniões de trabalho. Até mesmo o modo vibração atrapalha, portanto, o celular deve estar no modo silencioso ou desligado, já que ligações não devem ser atendidas e mensagens não devem ser respondidas durante a reunião.

Em casos extremos, o telefone poderá permanecer ligado, desde que o grupo e o condutor da reunião sejam comunicados.

3. Não se preparar

Se você foi convocado para uma reunião, com certeza sabe qual será o assunto abordado no encontro. Portanto, faça seu cronograma de ideias, perguntas e sugestões que poderá acrescentar ao tema em questão e leve com você, seja em um laptop, tablet ou mesmo uma agenda convencional.

Programe o seu dia, almoce mais cedo, se necessário para não ter que chegar ao local correndo, em cima da hora e esbaforido.

4. Fugir da etiqueta corporativa

Algumas situações exigem certo nível de formalidade, e o ambiente corporativo é um deles, portanto, é preciso ter noção sobre como se comportar em cada situação. O ideal é observar a postura e comportamento de quem conduz a reunião.

Por mais que o grupo seja unido e o convívio seja sadio, as piadinhas, vocabulário informal e brincadeiras de gosto duvidoso devem ser evitados, mesmo que se trate de uma reunião sem a presença dos executivos da empresa, pois alguém poderá se ofender.

Outro fator importante que também deve ser levado em conta é com relação ao visual. Roupas e maquiagem apropriadas e discretas, sapatos engraxados e limpos, além de acessórios adequados e neutros são válidos não só em reuniões de trabalho, mas também fora delas.

5. Não demonstrar interesse

Atitudes como bater os pés no chão, os dedos na mesa ou se concentrar no que está acontecendo do lado de fora da sala, através de uma janela demonstra falta de educação e também é sinal de total falta de interesse ou comprometimento com a empresa e com o grupo, além de desviar o foco de todos.

Esteja sempre atento ao que está sendo abordado na reunião e faça as anotações necessárias, provando que você se preocupa com os processos da empresa e possui interesse em ter um papel importante no grupo.

6. Sair da pauta

É normal, em alguns momentos da reunião, o assunto acabar sendo desviado para algo fora do contexto. É importante, tanto para quem conduz a reunião, quanto para quem a assiste, que se saiba o momento certo de retomar o foco.

Um comentário sobre algo que não condiz com o tema é até válido para quebrar a tensão e descontrair momentaneamente, mas a dispersão deve ser muito breve para que o evento não se estenda mais do que o previsto.

E então, gostou das dicas sobre reuniões de trabalho abordadas nesse post? Então siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest e não perca nenhuma novidade!

Oi, eu sou a Rachel Jordan, consultora de imagem e comportamento há uma década, e nesse blog divido minhas dicas, descobertas e leituras com você.

Search
Carrinho de compras