A geração Z é a mais nova dentro do ambiente de trabalho e já chegou com Zoom e Whatsapp fazendo parte da rotina profissional. Ela presta atenção na natureza, se preocupa com a redução de consumo e olha para questões relevantes para o planeta e para a vida. Porém, ela tem uma grande dificuldade no que se refere a comportamento profissional.
Os millennials, geração anterior a eles, por exemplo, são muito empreendedores. Eles se comprometem, arriscam e apostam. Eles gostam de tudo muito rápido e precisam fazer e acontecer. Gostam que demandem deles no ambiente de trabalho, se não, desanimam.
Já a geração Z não é tão comprometida. Acha tudo difícil. Precisa analisar e entender os porquês de todas as relações e cobranças profissionais. Por isso, está tendo dificuldade de lidar com as outras gerações. Esses dias eu estava lendo histórias contadas pelo jornalista Chico Felitti sobre casos do dia a dia profissional desses jovens e chega a ser engraçado. Ela quer um futuro ótimo, mas até que ponto topa se empenhar para construir esse futuro?
Outra coisa que a geração Z valoriza muito é o equilíbrio entre as vidas profissional e pessoal, então isso pode gerar conflitos com a geração X, mais workaholic, por exemplo. Respeitar a hierarquia de empresas também é algo que precisa ser aprendido por esses jovens e que pode virar uma bomba-relógio, principalmente em empresas maiores.
Por fim, uma grande dificuldade desses nativos digitais é a relação cara a cara, já que estão se comunicando virtualmente o tempo todo e o comportamento demandado pessoalmente é outro. Exige linguagem não-verbal, postura e muito mais.
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Foto de Eliott Reyna na Unsplash